Israel de luto. ‘Poucos mudam o curso da história’, disse Obama.
O presidente e ex-primeiro ministro de Israel, Simon Peres, morreu aos 93 anos segundo declarações do canal 2 e canal 10 da Tv Israelense. Segundo a reportagem Simon sofreu um infarto do miocárdio que sofreu a duas semanas.
Ele havia sido internado no dia 13, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Ele foi um dos ganhadores do Nobel de 1994 pelos chamados Acordos de Paz de Oslo, concluídos com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat. A morte do líder israelense provocou reações em todo o mundo.
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
“Esta noite, Michelle e eu nos unimos a todos que, em Israel, nos Estados Unidos e em todo o mundo prestam homenagem à extraordinária vida do nosso querido amigo Shimon Peres. Foi um pai fundador do Estado de Israel e um homem de Estado cujo compromisso com a segurança e a busca da paz era fundamentado em sua inquebrantável força moral e em seu inquebrantável otimismo. Há poucas pessoas com quem compartilhamos este mundo capazes de mudar o curso da história humana (…). Meu amigo Shimon era uma destas pessoas”.