Site icon Rede TV Mais

Moradores do interior do país começam a cobrar redução dos salários de vereadores

Moradores conseguem impedir reajustes e até diminuir os vencimentos de políticos.

Indignados com a qualidade do serviço público e com a recessão da economia brasileira, moradores de cidades do interior começaram a cobrar a diminuição dos salários dos vereadores. O protesto solitário de uma empresária na pequena cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná, ganhou repercussão inesperada e originou um efeito cascata. Pressionados pelas ruas, em movimentos surgidos em sua maioria nas redes sociais, os parlamentares de diversas cidades resolveram aderir à causa e aprovaram a diminuição de seus próprios vencimentos.

Em alguns casos, no entanto, a indignação terminou em confusão. Foi o que ocorreu na última quarta-feira durante uma sessão na Câmara municipal de Morrinhos, em Goiás, para votar a cassação de dois parlamentares por suspeita de contratação de servidores fantasmas. Um homem se revoltou ao saber que a votação seria secreta e arremessou uma pizza no vereador. Foi preso.

Segundo o cientista político da UFRJ Jairo Nicolau, a Constituição de 1988 promoveu uma centralização política, esvaziando as Câmaras municipais. Para ele, esse movimento resgata vitalidade do Legislativo local:

— As Câmaras municipais perderam muito de sua vitalidade, e muitas dessas cidades praticamente se resumiram a fazer a pequena política de bairros. Espero que tenha um efeito de contágio, que se espalhe, sobretudo porque recoloca o poder local, que estava em segundo plano, na agenda. Tem efeito muito positivo para renovar a política — avalia.


Fonte: Jornal O Globo