Site icon Rede TV Mais

Moradores da Baixada se mobilizam para apagar Tocha Olímpica

Mais de duas mil pessoas confirmam presença em eventos no Facebook contra a passagem da tocha.

A Tocha Olímpica já tem dia e hora marcados para passar pela Baixada Fluminense: no dia 30 de julho ela passa por Guapimirim, enquanto no dia 3 de agosto passará pelas cidades de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Todas as cidades têm eventos criados no Facebook com o mesmo propósito – apagar a chama olímpica.

Os manifestantes na Baixada Fluminense já somam mais de duas mil pessoas. Só em Nova Iguaçu, 942 pessoas confirmaram presença e outras 2,1 mil sinalizaram ter interesse. Na descrição do evento, os manifestantes afirmam: “Nova Iguaçu está um lixo, está virando o berço da criminalidade”. Em Duque de Caxias, 463 pessoas confirmaram presença e o ponto de encontro será a Praça do Pacificador, que já foi palco de outros protestos neste ano. Em São João de Meriti, os manifestantes também reclamam da situação da segurança: “(…) o sentimento de insatisfação de todos os meritienses nesse momento nos faz achar um absurdo e uma falta de respeito que comemoremos a passagem de uma tocha que terá como destino um evento pra gringo bater palma, enquanto amargamos na falência, descaso e esquecimento”.

A Tocha Olímpica chegou ontem (27/07) ao estado do Rio de Janeiro. Já na segunda cidade a receber o evento, Angra dos Reis, dezenas de pessoas no Bairro Japuíba, na periferia da cidade, impediram a passagem da tocha. Manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar e teriam conseguido apagar a chama. A Militar teve dificuldade para conter a multidão e a primeira parte do trajeto foi interrompida. Uma criança foi ferida e levada para o Hospital Geral da Japuíba.

Crime de dano ao patrimônio
Apagar a Tocha Olímpica pode ser motivo de prisão: no Mato Grosso do Sul, um homem de 27 anos tentou apagar a Tocha após uma aposta com amigos no Facebook. Como resultado, foi preso e pagou uma fiança de R$ 1 mil para ser liberado.

No Paraná, um homem de 35 anos também tentou apagar a tocha e foi preso por dano ao patrimônio público e perturbação do sossego alheio – no entanto, sua soltura foi decidida pelo juiz criminal Marcelo Carneval. “O inconformismo com a situação da máquina estatal (onde capricha-se no desperdício do dinheiro público) está fora do campo de intervenção do Direito Penal, que é fragmentário e subsidiário. Aliás, basta caminhar pelas ruas das cidades brasileiras para se constatar que muitos gostariam de se manifestar do mesmo modo”, sentenciou o juiz criminal.

Simbologia da Chama Olímpica
A Chama Olímpica é um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, evocando a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para entregá-lo aos mortais. Ela é transportada pela Tocha Olímpica, que representa a paz, a união e a amizade. A Chama é acesa em Olímpia, na Grécia, de onde é passada para um lampião com combustível para queimar por 15 horas – além da tocha que é conduzida por diferentes pessoas. Sendo assim, por mais que a Chama Olímpica seja apagada, rapidamente ela é acesa, utilizando a mesma chama acesa em Olímpia.

A reportagem do Site da Baixada não teve retorno de nenhum dos organizadores de manifestações até o fechamento desta edição.

Fonte: noticias.sitedabaixada