valas comuns foram encontradas em Bucha, na região de Kiev.
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse neste domingo (3) que as forças russas estupraram, mataram e atiraram contra civis.
Em entrevista à agência Reuters, Reznikov disse que advogados e funcionários do governo se reuniram no sábado (2) para discutir “crimes de guerra” cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Ele defendeu que “novos Julgamentos de Nuremberg” sejam realizados – em referência aos tribunais que condenaram crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial.
“Esta não é uma operação especial, não são ações policiais” disse em um aeroporto destruído próximo a Hostomel, na região de Kiev. “São racistas comuns, fascistas, e são desumanos, que simplesmente cometeram crimes contra civis, estupraram, mataram, atiraram na nuca. O mundo inteiro precisa saber disso.”
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região.
A descoberta de valas comuns na mesma cidade levantou sérias questões sobre possíveis crimes de guerra, disse a ONU neste domingo (3).
RedeTv+ Notícias