Site icon Rede TV Mais

Mais de 67 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas

São mais de 50 pontes destruídas e 28 municípios em estado de emergência.

O fenômeno climático natural El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e tido como um dos mais fortes dos últimos 50 anos pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) segue provocando impactos, principalmente no regime de precipitação sobre o Brasil.
Desde o segundo semestre de 2015, quando o fenômeno ainda estava em plena intensificação, eventos severos de tempestades e tornados assolaram o Sul do país e logo em seguida, chuvas torrenciais, que resultaram em enchentes de grandes proporções no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As chuvas em Mato Grosso do Sul já afetaram mais de 67,3 mil pessoas, segundo balanço da Defesa Civil do estado. São mais de 50 pontes destruídas e 28 municípios em estado de emergência.

Em Taquarussú, cerca de mil moradores estão isolados, sem acesso por terra. As famílias foram atendidas pelo estado com kits de higiene pessoal e cestas básicas.

Com das chuvas, quatro rios do estado estão em nível de alerta: Pardo, Coxim e Miranda ameaçam transbordar caso a chuva continue por mais dias. O quarto rio é o Aquidauana, que superou a cota de transbordamento e se encontra em nível de alerta, de acordo com o governo estadual.

O nível de alerta é emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) quando as medições apontam que a altura das águas do rio ultrapassa a cota de permanência (média máxima) em 5%.

Na última quinta-feira (14), o governo do estado foi autorizado a construir valas temporárias de drenagem para escoamento de água em áreas de plantios agrícolas e silviculturais em Mato Grosso do Sul cuja produtividade esteja ameaçada pelas chuvas. A medida foi disciplinada por resolução da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e vale até 31 de março deste ano.

A governadora em exercício, Rose Modesto, vai visitar três municípios  em situação de emergência: Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti.


Fonte: JB