Nascido e criado em Piabetá, no município de Magé, Marlon Freitas deu seus primeiros passos no campo do Bandeirantes.
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Magé aprovou a entrega da Medalha Cristóvão de Barros, considerada a maior honraria concedida pela casa legislativa municipal, ao jogador de futebol Marlon Rodrigues de Freitas, campeão da Copa Libertadores da América e campeão brasileiro pelo Botafogo. O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Jane Pereira, do MDB.
Nascido e criado em Piabetá, no município de Magé, Marlon Freitas deu seus primeiros passos no campo do Bandeirantes, onde o pai também jogava. Em 2013, ingressou na base do Fluminense, e após passar por diversos clubes no Brasil e no exterior, o atleta foi contratado pelo Botafogo.
No clube, o jogador fez parte do elenco titular como capitão na inédita conquista da Copa Libertadores de 2024. Pelo time, Marlon ainda ganhou a Taça Rio (2023 e 2024) e o Campeonato Brasileiro (2024).
A medalha que o atleta vai receber é em homenagem a Cristóvão de Barros, que atuou como grande lutador e administrador em três estados brasileiros. Em 1570, sua propriedade era localizada no atual município de Magé.