MAGÉ NÃO É LIXEIRA: CONSÓRCIO PRETENDE TORNAR MAGÉ LIXEIRA DE DUQUE DE CAXIAS E PETRÓPOLIS

Secretário de Meio Ambiente de Magé, Carlos Henrique Rios Lemos (Boneco), protesta contra a medida.  

Instituto Rio Metrópole, o órgão Executivo da Região Metropolitana cuja a  função é executar decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, realizou Audiência Pública para entrega do Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMetGIRS).

O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 5, em audiência que  ocorreu no auditório do DER-RJ, no Centro do Rio, contou com a presença de populares e representantes de órgãos e de municípios interessados no tema. O encontro serviu para marcar a reta final do Plano. 

O Plano Cidade Lixeira

Após debate dos proponentes e exposição do conselho, deixa clara a intenção da criação de consórcios para gestão de resíduos sólidos, e para variar, Magé seria a cidade ‘contemplada’ para receber aproximadamente 2,5 toneladas dia de lixo dia das cidades de Duque de Caxias e de Petrópolis. O Estado parece ter uma preferência particular em medidas contrárias ao ideais da cidade de Magé, não bastasse o pedágio que se instalou por aqui durante 35 anos, os presídios e outras iniciativas, agora se discute a implantação través de argumentos técnicos, respaldados por audiências para dar legalidade aos atos, a instalação da indústria do lixo no município e parece que o castigo vem a jato. 

Posicionamento Firme

Durante o processo em debate, o secretário de Meio Ambiente de MagéCarlos Henrique Rios Lemos (Boneco), após franqueada a palavra, protestou veementemente, colocando os ideais da cidade em incompatibilidade com aos planos futuros do Instituto Rio Metrópole, que caminha em direção a tornar a cidade de Magé, uma saída para depositar o lixo da região. A população da cidade, sem conhecimento ou interação dos fatos, carentes de informação, a não ser pela ferramenta midiática e jornalística da região, poderá estar a disposição de mais uma incursão consorciada, futuramente entregue a grupos de interesses econômicos, em detrimento da população. 

Joga Fora no Lixo!  

Quem é o responsável pelo descarte correto do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

O descarte de resíduos é o processo de descarte de materiais que não são mais úteis ou necessários para seu uso original. Este processo envolve a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos, líquidos e perigosos.
.
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
.
Esse é um tema que deve ser tratado com muita responsabilidade. É necessário que qualquer decisão passe pela sociedade de maneira coletiva, com participação de todos. Não há nesse caso, autoridade que possa decidir sobre um tema tão relevante sem a ampla participação da coletividade. 
.
Uma nova audiência será realizada no dia 11 de outubro, que terá a participação da Secretaria do Meio Ambiente, colocando sua contraposição a iniciativa proposta pelo Instituto Rio Metrópole.
.

 

Além disso, verifique

“NOSSO CHURRASCO” VOLTA COM EDIÇÃO HISTÓRICA EM GUAPIMIRIM

Festival gratuito reúne grandes assadores, cervejarias artesanais e atrações musicais na Praça da Cotia entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *