MAGÉ INICIA FRENTE PARA TORNAR CIDADE PRODUTORA DE CACAU.

Agricultores da Região, Magé, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, já produzem o fruto e se organizam para criar cooperativa.

Um movimento agrícola na cidade de Magé, reuniu produtores de cacau da região e se organizam para movimentar uma frente de pequenos produtores com objetivo de desenvolver a cultura cacaueira. A iniciativa ainda embrionária, começa a dar os primeiros passos para desenvolver em torno de cooperativados, a produção de diversos agricultores espalhados na região.

Professor Luis Carlos Gomes Carneiro e agrônomo, Aloísio Sturm

O Centro Cultural Esportivo e Educacional Waldemar Mello (CCEEWAME), de Santo Aleixo, foi a sede do encontro onde a iniciativa está em andamento e contou com a presença de agricultores e técnicos para discutirem os estudos e se organizarem com pesquisas e identificação dos produtores. Na Administração do Centro cultural, O Presidente do CCEEWAME, professor Luis Carlos Gomes Carneiro, ressalta a extrema importância da iniciativa enfatizando que o Centro Cultural, Esportivo e Educacional Waldemar Mello, pode tornar-se uma relevante referência para a Cultura Agrícola e para o futuro de Magé.

O assessor técnico da diretoria do Centro Cultural, por duas vezes ex-secretário municipal de agricultura de Magé e experiente agrônomo, Aloísio Sturm, ressaltou o potencial agrícola do município e a importância de diversificação de novas culturas que podem beneficiar produtores e avanços significativos ao município.

Maria e Fred do Siringal, produtores de cacau em Guapimirim

Agricultores investem em plantação de cacau

Vários produtores na região, já investem no cacau e relatos de famílias testemunham o sucesso da produção. “Hoje eu enxergo isso aqui como fonte de renda familiar, não só para o homem, o provedor, mas para as mulheres, para os filhos, para todo mundo, porque a lavoura de cacau, ela é uma uma lavoura familiar. Aqui começou em família e eu tenho certeza que muitas outras começaram em família.” Comentou um agricultor.

A produção de Cacau no Brasil está concentrada na Região Nordeste, o estado da Bahia é o maior produtor do país.

Cultivo e Processamento

O cacau pode ser produzido em três sistemas: extra-ativista, sombreado e pleno sol.
.

O cacaueiro precisa ser cultivado em temperaturas acima de 21ºC.
.

As árvores levam de 4 a 5 anos para gerarem flores.
.

Cada exemplar de cacau possui por volta de 40 sementes.
.

O cacau passa por um processo de fermentação natural, para diminuir a acidez, e secagem.
.

Das sementes extrai-se também a manteiga, muito utilizada na indústria farmacológica e na fabricação de cosméticos.
.

Entre as habilidades, os trabalhadores do cacau precisam saber fazer uma poda adequada, tratos culturais, manejo, colheita e quebra do cacau para enfim chegar no produto final, que são as amêndoas.
.
.
Uma nova rodada de encontro com agricultores interessados na produção de cacau será agendada e a perspectiva é de que os estudos de identificação de futuros cooperativados possam integrar a iniciativa e se organizarem em torno de uma produção significativa com participação regional.
.
A agenda estará a disposição dos interessados através do site: redetvmais.tv Onde as informações de participação serão compartilhadas.

O Centro Cultural é uma conquista valiosa em Magé, possibilitando execução de projetos agroecológicos, realização de cursos, assistência técnica para produtores rurais parceiros, além de poder referendar documentos que vierem a ser firmados entre o CCEEWAME e várias Instituições públicas e privadas.

Se você é produtor rural e tem interesse na produção de Cacau, não perca a oportunidade de participar dessa iniciativa!

 

Além disso, verifique

“NOSSO CHURRASCO” VOLTA COM EDIÇÃO HISTÓRICA EM GUAPIMIRIM

Festival gratuito reúne grandes assadores, cervejarias artesanais e atrações musicais na Praça da Cotia entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *