Site icon Rede TV Mais

Magé, Guapimirim e Petrópolis castigados pelas fortes chuvas de Março

Cidades registraram grandes volumes de chuvas ao longo da tarde e noite de sábado 03/03.

Deslizamentos de encostas, ruas alagadas, árvores tombadas, pessoas desabrigadas em consequência do  forte temporal que se abateu nas cidades da Baixada Fluminense, agravadas com a falta de energia elétrica em várias regiões. Magé, Guapimirim e Petrópolis, foram as mais atingidas, todavia cidades vizinha tiveram dia de desespero com as vias bloqueadas, ora pelo enorme volume de água das chuvas, ora por acidentes.

Muitos leitores do Magé|Online.comGuapi|Online, enviavam registro de imagens do caos que se instaurou nos municípios da região. Famílias tiveram seus pertences perdidos, muitos ficaram ilhados sem poder sair de suas casas, sujeitos a perigo iminente de tragédia.

Santo Aleixo, Barreiras despencaram com as fortes chuvas de sábado a tarde.

Em Magé o distrito de Santo Aleixo se transformou em um grande rio, enchentes impediam o translado de moradores. Desesperados com as cheias dos rios, moradores pediam socorro e a Defesa Civil do município que atendia os vários chamados da população enquanto desobstruía pistas com registro de deslizamentos nos bairros. O poder público do município de Magé se mobilizou para prestar todo atendimento a população e montou uma força tarefa para fiscalizar todo território municipal. Todas as secretarias estão a disposição para atendimento aos munícipes.

Guapimirim e o Caos 

Na cidade de Guapimirim, a falta de boeiros para escoamento de águas pluviais, pode ser a principal causa das enchentes nas principais vias de acesso a cidade. Outro fator que preocupa observadores de incidentes naturais são as ocupações territoriais e o aumento desordenado populacional. “A cidade não suporta a população de 60 mil pessoas morando em uma área sem o mínimo de infraestrutura, mal planejada quanto as ocupações habitacionais.” Comenta um morador da cidade.

O segundo distrito está em estado de abandono, ruas sem pavimentação e saneamento básico não estão na pauta de serviços prestados os munícipes, que sofrem com os variados problemas de manutenção e prestação de serviços as comunidades daquele distrito. “Quando há qualquer incidente aqui no Vale das Pedrinhas e outros bairros do distrito, os moradores tem que se unir para resolver os problemas dos bairros. Estamos revoltados, só somos lembrados próximos as eleições, eles chegam anunciando promessas e nada fazem para melhorar a vida dos contribuintes.” Declarou um morador do 2º distrito.

 

Guapimirim teve inundação em todos os bairros. No centro as rua transbordaram com as cheias das cachoeiras, o trânsito no primeiro distrito deu um nó, todavia bairros com grandes incidências de desastres naturais foram o foco de preocupações da população. O bairro Barreiras e Segredo, foram a amostragem do perigo que a cidade está sujeita nos momentos de forte volumes de chuvas.


Na Cidade de Petrópolis as chuvas causaram problemas infinitos e as autoridades estão em  alerta total.

Em Petrópolis os bairros CascatinhaCorrêasBingenCentro e Provisória tiveram alagamentos. Um ônibus foi sugado pelo rio juntamente com dois veículos particulares e seguia arrastado pela forte correnteza.

 

A equipe do Magé|Online.com e redes associadas, acompanha os estragos e aguarda o boletim oficial de ocorrências das prefeituras para divulgar com precisão a situação nas cidades. 
Antonio Alexandre, Magé|Online.com redes associadas