Em visita discreta, o herdeiro da coroa britânica conheceu o coração verde do estado do Rio e destacou a importância dos manguezais para o planeta.

O Príncipe William esteve em solo brasileiro para uma agenda dedicada à conservação ambiental, e fez parada estratégica na APA de Guapimirim um dos mais extensos manguezais preservados do estado do Rio de Janeiro.
Saindo da zona urbana da capital, o príncipe aproveitou um dos acessos da rodovia BR-493 para ingressar na área protegida, demonstrando o quão próximo está esse bioma da malha urbana e rodoviária. Em seguida, acompanhado por especialistas do ICMBio e por representantes da comunidade local, William plantou uma muda de mangue-branco, gesto simbólico que reforça o compromisso internacional com a restauração ecológica.

Segundo o ICMBio, essa APA já vinha apresentando sinais de recuperação graças ao trabalho conjunto com comunidades tradicionais, limpeza de resíduos e reflorestamento de mangues. O príncipe foi informado dos resultados e ressaltou a importância de projetos que unam ciência, sociedade e governo para conservar esses ecossistemas costeiros.
A visita ganha destaque também por levar o olhar internacional à região conectando o símbolo da monarquia britânica à “Missão Terra” (como é conhecida a agenda do príncipe por meio do Earthshot Prize) e colocando a Baía de Guanabara e seus manguezais no centro das atenções ambientais globais.
Para a cidade de Guapimirim, a ação representa um reforço simbólico à sua vocação de conservação: mais de 70 % de seu território está em área de proteção e abriga o “Pantanal Fluminense”, como às vezes é chamado o manguezal da região.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
