LULA SE CONSAGRA PRESIDENTE DO BRASIL PARA TERCEIRO MANDATO

 Petista já indicou que não pretende buscar o quarto mandato.

Vinte anos depois de sua primeira eleição, e doze de encerrar seu segundo mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo presidente do Brasil.

Com 50,83% dos votos válidos apurados até às19h57, o ex-torneiro mecânico, de 77 anos, que há duas décadas se tornou o primeiro operário a governar o país, voltará ao Palácio do Planalto em um novo capítulo de uma trajetória singular na política brasileira.

A primeira vitória veio em 2002, superando José Serra (PSDB), seguida de reeleição contra o então tucano Geraldo Alckmin. A partir de 1º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato com o desafio de reestruturar uma economia, com inflação alta e o desafio de reequilibrar contas públicas sem abrir mão de benefícios sociais.

Embora possa concorrer à reeleição em 2024, o petista já indicou que não pretende buscar o quarto mandato, o que pode ser um aceno para a chamada terceira via.

Um dos nomes considerados cruciais pelos petistas para a vitória no segundo turno foi o da senadora Simone Tebet (MDB). Após ficar em terceiro lugar na disputa presidencial, ela mergulhou de cabeça na campanha de Lula no segundo turno, participando de passeatas, comícios e eventos eleitorais ao lado do ex-presidente.

Ao longo da campanha, segundo a série de pesquisas do Ipec, o candidato do PT manteve vantagem no estado que tem a mística de espelhar o resultado nacional: Minas Gerais. Desde a redemocratização, nunca um presidente foi eleito sem ganhar em Minas.


RedeTV+ Notícias 

 

Além disso, verifique

MAGÉ VAI HOMENAGEAR O JOGADOR MARLON FREITAS COM MEDALHA CRISTÓVÃO BARROS

Nascido e criado em Piabetá, no município de Magé, Marlon Freitas deu seus primeiros passos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *