Dez pessoas morrem e duas estão desaparecidas depois de forte temporal. Prefeito decretou situação de emergência na capital.

O prefeito Eduardo Paes disse neste domingo (14) que recebeu ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar dos estragos causados pela chuva na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Paes, Lula colocou recursos federais à disposição da prefeitura.
“Acabei de receber ligação pessoal do presidente Lula colocando recursos federais à disposição da cidade do Rio. Já apresentei a ele os projetos que temos para a recuperação da bacia do rio Acari”, afirmou Paes em uma rede social.
Em nota, a Presidência da República informou que, além de Eduardo Paes, Lula também telefonou para o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, e “garantiu todo o apoio do Governo Federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida pelas chuvas”.
O Planalto também informou que Lula também acionou os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, do
Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para acompanharem os trabalhos das equipes de assistência e de infraestrutura.
“O ministro Waldez deve viajar à região com uma equipe do Governo Federal para acompanhar a situação e encaminhar as medidas de auxílio aos afetados pelas chuvas”, diz o comunicado.
Antes da ligação de Lula para Paes, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que vai dar apoio a cidade do Rio de Janeiro por causa das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana. Ao menos dez pessoas morreram.
De acordo com o ministro Waldez Góes, a frente da pasta, o governo pode ajudar a região com compra de alimentos e água potável, assistência humanitária e também para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre.
“Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou Góez.
No começo da tarde, Góez e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, conversaram por telefone sobre a ajuda necessária. O ministro colocou a Defesa Civil Nacional à disposição da capital.
“Estamos acompanhando de perto a situação do Rio de Janeiro e iremos fazer tudo o que for necessário para atender a população afetada”, afirmou o ministro.
O prefeito Eduardo Paes pediu pediu para a população evitar deslocamentos na cidade neste domingo, sobretudo nas áreas atingidas.
Estamos atentos e articulados para dar toda assistência necessária a população dos municípios afetados pelas fortes chuvas, no Rio de Janeiro.
O ministro da Assistência Social, Wellington Dias, se disse solidário às famílias afetadas e anunciou em uma rede social que a pasta está trabalhando para ajudar as autoridades locais a acolher as pessoas atingidas pelos estragos causados pelas chuvas.
“Orientei a decretação de emergência e devemos fazer a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários que estejam nas áreas de risco. Também seguiremos integrados com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sob comando do presidente Lula, para definirmos as próximas medidas”, afirmou.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
