Ínicio / +País / lEWANDOWSKI MANDA MP FISCALIZAR PAIS QUE NÃO VACINAREM OS FILHOS

lEWANDOWSKI MANDA MP FISCALIZAR PAIS QUE NÃO VACINAREM OS FILHOS

Ricardo Lewandowski foi além do pedido da Rede, que queria apenas fiscalização por parte dos conselhos tutelares.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, mandou, nesta quarta-feira (19/1), os Ministérios Públicos de todos os estados e do Distrito Federal adotarem medidas para fiscalizar pais que não estejam vacinando os filhos contra a covid-19.

No ofício, o ministro diz que os MPs devem garantir medidas necessárias para fiscalizar se a vacinação infantil contra o vírus SARS-CoV-2 está sendo feita conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal.

O pedido de Lewandowski é uma resposta a solicitação do partido Rede Sustentabilidade que acionou o Supremo para que o Conselho Tutelar acompanhasse a vacinação infantil. No entanto, o ministro entendeu que a tarefa deve ser realizada pelos MPs.

“Oficie-se, com urgência, aos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal para que, nos termos do art. 129, II, da Constituição Federal, e do art. 201, VIII e X, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), empreendam as medidas necessárias para o cumprimento do disposto nos referidos preceitos normativos quanto à vacinação de menores contra a Covid-19”, diz trecho do despacho.

Brasileiro apoia vacinação

Oito em cada dez brasileiros (79%) apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (17/1) — percentual corresponde a 132,5 milhões de pessoas. Por outro lado, 17% dos entrevistados rejeitam a imunização infantil; 4% não opinaram.

A vacinação infantil teve início no Brasil no último sábado (15/1). Ela começa em um momento grave da pandemia de covid-19. Nesta quarta, o Brasil bateu o recorde de maior número de casos diários em toda a pandemia: 204.854 infecções registradas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde, divulgados às 18h (horário de Brasília). Foram registrados também 338 óbitos em decorrência da doença.

RedeTv+ Notícias

Além disso, verifique

REDE SOCIAL X PREPARA PEDIDO AO STF PARA VOLTAR A OPERAR NO BRASIL.

Documento deve ser apresentado à Corte ainda nesta semana. Os advogados da rede social X ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *