Barbeito deu voz a personagens como Dexter e Kazuma Kuwabara, além de dublar atores como Will Smith e Philip Seymour Hoffman.
O dublador José Luiz Barbeito, voz dos personagens Dexter, do desenho animado “O laboratório de Dexter”, e Kazuma Kuwabara, do anime “Yu Yu Hakusho”, morreu na madrugada de terça-feira (6) em Teresópolis (RJ).
De acordo com amigos, Barbeito sofreu um ataque cardíaco em uma clínica da cidade. Ele passava por um tratamento contra o alcoolismo.
Além de Dexter e Kuwabara, Barbeito também ficou conhecido por dublar os atores Will Smith, em “À procura da felicidade”, e Philip Seymour Hoffman, em filmes como “O Grande Lebowski” e “Patch Adams: O Amor é Contagioso”.
Amigos ajudaram no tratamento
José Luiz Barbeito estava internado no Centro de Recuperação Projeto P3, em Teresópolis, há cerca de 6 meses e se sentindo muito melhor, segundo Ana Cavalcanti, professora da UFRJ e amiga do dublador.
Cavalcanti conta que ela e Barbeito tinham amizade na adolescência, mas perderam o contato. Mas ela e um grupo de mais ou menos 20 amigos da época se juntaram para ajudar a custear o tratamento do dublador após descobrirem a sua doença.
“Uma amiga começou a contatar todo mundo pelo Facebook. Passamos a postar fotos antigas, do Zé também, e perguntamos onde ele estava. Uma pessoa do grupo era atriz, conhecia dubladores, e entrou em contato. E uma dubladora falou que ele estava pedindo ajuda. Ficamos super mobilizados, pegamos o telefone dele e fomos procurar”, ela conta.
Fonte: G1