Em abril, calote aumentou 8,4% em comparação com o mês anterior.
A inadimplência no comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro cresceu 1,3% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Esse foi o quarto mês consecutivo de aumento da inadimplência. Em janeiro, a alta foi de 1,8%, em fevereiro, 0,5% e em março, 1,2%.
As dívidas quitadas e as consultas (item que indica o movimento do comércio) diminuiram, respectivamente, 3,8% e 8,6%. Ao comparar abril com o mês anterior, os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito mostram que a inadimplência cresceu 8,4%, as dívidas quitadas, 3,6% e as consultas aumentaram 10,5%.
— Apesar do índice em um ano não ser tão alto, o resultado é preocupante. Já é a quarta alta seguida na inadimplência, e se juntar como recuo de dívidas quitadas, e de consultas, que também caiu, o resultado é ainda pior. Ou seja, menos consumidores conseguiram limpar seus nomes e menos pessoas estão com o objetivo de consumir, já que a consulta é um indicativo desse desejo — avalia Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio.
No acumulado dos quatro meses do ano, entre janeiro e abril, em relação ao mesmo período de 2015, a inadimplência subiu 1,2% e as dívidas quitadas e as consultas caíram, respectivamente, 2,2% e 8,2%.
MOVIMENTO DE CHEQUE
Segundo o LIG Cheque, registro de cadastro da entidade, a inadimplência aumentou 1,9%. Já as dívidas quitadas e as consultas diminuíram: o primeiro item, 1,5% e o segundo, 12,6% em abril relação ao mesmo mês de 2015.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a inadimplência cresceu 1% e as dívidas quitadas e as consultas diminuíram, por ordem, 0,5% e 11%.
Comparando-se abril com março, a inadimplência e as consultas aumentaram, respectivamente, 13,1 e 6,7% e as dívidas quitadas caíram 0,6%.
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!


