Governista Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

Comandado votações importantes para o Planalto Maia dará “tranquilidade” para seguir tocando a agenda econômica.

Rodrigo Maia

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara com 293 votos. Ele venceu a disputa no primeiro turno. Seu principal adversário, Jovair Arantes (PTB-GO), teve 105 votos. Em terceiro lugar, ficou o pedetista André Figueiredo (CE), com 59 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) teve 28 votos, Luiza Erundina (PSol-SP), 10 votos e Jair Bolsonaro, 4 votos.

A vitória de Rodrigo Maia no primeiro turno foi uma demonstração de força e do governo Temer que, nos bastidores atuou pela reeleição do deputado democrata.

Para o Palácio do Planalto, manter Maia no comando da Casa é visto como garantia de que a pauta do governo terá prioridade sobre qualquer tema, caso principalmente da Reforma da Previdência.

Ao ver o resultado no painel da Câmara, Maia chorou. Ele assumiu os trabalhos para apuração da eleição dos outros integrantes da Mesa Diretora.

Após a vitória, Rodrigo Maia admitiu que calculava uma votação maior do que os 293 votos que obteve, algo em torno de 300 apoios. Mas ressaltou que o importante era ganhar a eleição e que está satisfeito com o resultado.

— Quem ganha está sempre satisfeito. Eu tinha uma expectativa na casa de 300 votos, fazia uma conta maior, mas a gente sabe que no voto secreto sempre tem uma perda natural. O número de 300 votos era o número razoável, e foi perto disso. O importante é que eu venci — disse o presidente reeleito.

Rodrigo Maia 2

Candidato preferido do Palácio do Planalto, o deputado negou que tenha recebido ajuda do governo, mas disse que o fato de ter comandado votações importantes para o Planalto sinalizou a seus pares que ele dará “tranquilidade” para seguir tocando a agenda econômica. Ele defendeu que a Câmara assuma um papel de protagonismo na votação das matérias econômicas, principalmente na reforma da Previdência e trabalhista.

Maia disse que pretende já na próxima semana instalar uma comissão para analisar o projeto de lei de reforma trabalhista, enviado pelo governo, e que o relator da matéria será o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). Ele também vai instalar a comissão especial para apreciar a reforma da Previdência, cujo relator é o deputado Arthur Maia (PPS-BA), que já havia sido escolhido, e o presidente será Sérgio Zveiter (PMDB-RJ). Maia espera que a Previdência seja resolvida até o meio do ano.

Redetv
Fonte: Jornal O Globo 

 

 

 

Além disso, verifique

PF INDICIA DEPUTADO GUSTAVO GAYER POR SUSPEITA DE DESVIO DE RECURSOS DA COTA PARLAMENTAR

Investigação aponta associação criminosa, falsificação de documentos e uso de OSCIP para suposto desvio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *