Google comemora 178º aniversário de Machado de Assis

Em homenagem à data em que um dos maiores nomes da literatura brasileira, a empresa exibe um novo doodle em sua página inicial.

099xx

O escritor brasileiro Machado de Assis é homenageado pelo Google com um novo doodle que aparece na página inicial do site de buscas nesta quarta-feira. Nascido em 22 de junho de 1839, em uma família simples no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, o escritor completaria hoje 178 anos. Um dos nomes mais importantes da literatura nacional, que moldou o movimento realista no Brasil, Machado escreveu obras em praticamente todos os gêneros literários, sendo mais conhecido por seus romances e suas crônicas. Também foi o fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Neto de escravos, em um país que só teria a abolição da escravidão decretada quase meio século depois, Machado teve dificuldades para ter acesso à educação formal. Porém, enquanto trabalhava como tipógrafo, teve contato com poemas, romances, peças de teatro e outros tipos de literatura que o abasteceram com conhecimento intelectual.

“Ele ficou conhecido por sua sagacidade e suas críticas esclarecedoras sobre a sociedade”, descreve o Google em sua homenagem. O doodle criado pela empresa ilustra alguns de seus trabalhos mais conhecidos e considerados obras-primas até a atualidade – Quincas Borba, Dom Casmurro e As Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Machado de Assis

654x

Vida

Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839, filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, que faleceu quando o escritor ainda era muito pequeno.

O escritor foi uma criança de saúde frágil, pois sofria de epilepsia e foi criado pela madrasta Maria Inês e, após a morte de seu pai, Machado de Assis passou a ajudá-la na venda dos doces que ela mesma preparava.

Machado estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Aos 17 anos, o romancista começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional e iniciou os seus escritos em seu tempo livre. Nos anos seguintes, Machado de Assis trabalhou como revisor e foi funcionário público.

Seu primeiro poema, intitulado “Ela”, foi publicado na revista Marmota Fluminense.

Machado de Assis também trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Maria Machado de Assis faleceu aos 69 anos no dia 29 de setembro de 1908, em sua cidade natal.

Obra

A obra de um dos mais conhecidos escritores do Brasil é composta por romances, contos, crônicas, poemas e outros textos.

A obra machadiana pode ser dividida em duas fases: na primeira fase, a fase romântica, as suas personagens apresentam características românticas e o amor e os relacionamentos amorosos são os principais temas de suas obras. Nesta fase, destacam-se os seguintes livros: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

Na segunda fase, a fase realista, as questões psicológicas das personagens são abordadas na obra do grande escritor. Nesta fase, Machado de Assis retrata bem as características do realismo literário e faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas necessidades, vontades, qualidades e defeitos. Nesta fase, destacam-se os seguintes livros: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

A seguir, veja a relação de suas obras:

Romances

Ressurreição (1872)
A mão e a luva (1874)
Helena (1876)
Iaiá Garcia (1878)
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Quincas Borba (1891)
Dom Casmurro (1899)
Esaú e Jacó (1904)
Memorial de Aires (1908)

Poesia

Crisálidas
Falenas
Americanas
Ocidentais
Poesias completas

Contos

A Carteira
Miss Dollar
O Alienista
Noite de Almirante
O Homem Célebre
Conto da Escola
Uns Braços
A Cartomante
O Enfermeiro
Trio em Lá Menor
Missa do Galo

Teatro

Hoje avental, amanhã luva (1860)
Desencantos (1861)
O caminho da porta (1863)
Quase ministro (1864)
Os deuses de casaca (1866)
Tu, só tu, puro amor (1880)
Lição de botânica (1906)

RedetvFonte: Revista Veja

Além disso, verifique

FRENTE FRIA E ALERTA PARA CHUVA E PODEM OCORRER RAIOS E VENTOS FORTES

A semana termina com a formação de uma frente fria em áreas do Sudeste. A …