Ao todo, foram descartados 329,33kg de alimentos vencidos ou sem especificação da validade.
Três gerentes de supermercados foram presos durante uma ação da Operação Irineu Evangelista, realizada pelo Procon Estadual, com o apoio da Delegacia do Consumidor (Decon), em Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Quatro estabelecimentos foram vistoriados pelos fiscais e todos foram autuados.
Ao todo, foram descartados 329,33kg de alimentos vencidos ou sem especificação da validade. Só no Supermarket da Avenida Simão da Motta, os agentes descartaram 153,206kg. Além disso, os salgados eram manipulados diretamente pelos consumidores e a área para receber mercadorias estava em contato com a área destinada ao material para descarte. Os fiscais determinaram a separação das áreas
Já no Opa Supermercado da Rua Coronel Macieira, os salgados também estavam expostos à manipulação do consumidor em um local sem proteção contra a poeira e os insetos. Na área da padaria, havia pisos quebrados e e os fiscais deram um prazo de 20 dias para o conserto. Além disso, o estabelecimento também não tinha os certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros.
No Super Terê da Rua Dr. Siqueira, havia 46,98kg de alimentos impróprios para o consumo. Os responsáveis pelo local também não apresentaram os certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros.
Os gerentes dos três mercados citados foram levados presos para a Decon.
Já no Supermarket da Rua Caioaba, os agentes verificaram a ausência do certificado de potabilidade da água e deram um prazo de 15 dias para apresentação. Já as câmaras frigoríficas estavam com piso de cimento esburacado e prateleiras e trilhos com ferrugem. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para melhoria, sob pena de interdição.
De acordo com o Procon-RJ, o nome da operação é uma referência a Irineu Evengelista de Sousa, o Barão de Mauá, que construiu a Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, que, a partir de 1854, passou a ligar a Estação Guia de Pacobaíba, onde atualmente fica a cidade de Magé, à localidade de Fragoso, na Vila Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.