GASTÃO COSATE É HOMENAGEADO NA ALERJ POR DEDICAÇÃO À CAUSA DAS PESSOAS COM TRANSTORNO AUTISTA

“A gente é responsável pelas leis que direcionam a vida de cada uma dessas pessoas.” declarou deputado Júlio Rocha.

Em razão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene para homenagear ativistas que lutam pela inclusão desta população com a moção de congratulação e louvor. A cerimônia faz parte da campanha Abril Azul, destinada à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e foi comandada pelo deputado Fred Pacheco (PMN), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, e contou com a presença também do deputado Júlio Rocha (Agir), integrante do colegiado.

O deputado Júlio Rocha reiterou que debater o tema, principalmente dentro do Parlamento, é de grande importância. “A gente é responsável pelas leis que direcionam a vida de cada uma dessas pessoas. Como poder público, a gente tem que diminuir os danos que a sociedade causa. Precisamos estar juntos fiscalizando para dar uma qualidade de vida melhor a essas pessoas”, frisou o parlamentar.

Justa homenagem

Dentre os homenageados, Magé marcou presença através da dedicada participação do  Dr. Gastão Antônio Cosate: Médico psiquiatra e fundador a Associação Pestalozzi de Magé, em 1977. Atuante na causa da pessoa com deficiência, também foi presidente da Pestalozzi de Magé, onde ainda atua de forma voluntária como médico psiquiátrico.

Presente na cerimônia, a defensora pública Maria Carmen Sá destacou que é necessário que o estado esteja preparado para receber os futuros adultos com o transtorno. Segundo ela, apenas na cidade do Rio são 20 mil crianças deficientes no ensino fundamental e, deste número, 10 mil têm TEA. “Se no ensino fundamental já há falta de mediadores e profissionais para atender essas famílias, as crianças vão crescer e dificilmente conseguirão chegar ao ensino médio daqui a alguns anos. O nosso sentimento é que o estado não vem se preparando para receber essas crianças”, pontuou.

Estiveram presentes na solenidade as deputadas Carla Machado (PT) e Elika Takimoto (PT), e o deputado Otoni de Paula Pai (MDB).

A RedeTv+, parabeniza ao mesmo tempo que agradece ao Dr. Cosate, pela enorme colaboração a nobre causa de amparo a pessoa com deficiência, dedicando parte de sua vida como voluntário em auxílio aos necessitados ao tratamento médico psiquiátrico. 

 

 

 

Além disso, verifique

ICMBIO PUBLICA EDITAL DE CONCURSO COM 350 VAGAS

Salário inicial é de R$ 8.817,72; inscrições começam em 16 de dezembro. O Instituto Chico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *