FIM DE SEMANA COM CALOR, NUVENS CARREGADAS E PANCADAS DE CHUVA NO RIO E EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA E DOS LAGOS

Frente fria que avançou pelo Sul do país ao longo da semana organizou áreas de instabilidade sobre o Sudeste.

O primeiro fim de semana após o feriado da Consciência Negra deve ser marcado por tempo abafado, períodos de sol e pancadas de chuva típicas de primavera em boa parte da Região Sudeste. No estado do Rio de Janeiro, a previsão indica melhora em relação às chuvas fortes do início da semana, mas ainda com instabilidades principalmente entre a tarde e a noite de domingo (23) – cenário que inclui a capital e cidades como Guapimirim, Magé e Araruama.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma frente fria que avançou pelo Sul do país ao longo da semana organizou áreas de instabilidade sobre o Sudeste, com maior concentração de chuva entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Os modelos apontam acumulados significativos entre os dias 17 e 21 de novembro, com os maiores volumes justamente entre RJ e MG.

A partir de quinta e sexta-feira, essa frente perde força, mas deixa um “rastro” de umidade e calor que favorece nuvens carregadas e pancadas isoladas, sobretudo nas tardes de sábado (22) e domingo (23).

Capital fluminense: trégua parcial, mas domingo ainda com chuva

De acordo com previsão, baseada em dados da OpenWeather, a cidade do Rio de Janeiro teve a semana marcada por chuva forte no início do período e temperaturas entre 19°C e 32°C. A tendência é de melhora gradual, com menos chuva e queda da temperatura no fim de semana.

Sábado (22) – Tempo mais estável, com sol e poucas nuvens. Máximas em torno de 27°C e mínima perto de 20°C, com sensação de abafamento ao longo do dia.

Domingo (23) – Aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva leve ao longo do dia, com chance maior de pancadas entre a tarde e a noite. Temperaturas variando de 21°C a 25°C.

Dados de serviços de meteorologia consultados indicam que, na capital, o padrão deve ser de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva rápidas, sem previsão, neste momento, de temporais generalizados como os registrados no começo da semana.

Araruama e Região dos Lagos: fim de semana de praia com atenção para mudanças

Em Araruama, na Região dos Lagos, a tendência é de um sábado com mais cara de verão e domingo com instabilidade crescente:

Sábado (22)Predominantemente ensolarado, com temperatura máxima em torno de 29°C e mínima de 20°C. Tempo firme, vento fraco a moderado e boa condição para atividades ao ar livre e turismo na orla da Lagoa de Araruama.

Domingo (23) – Manhã ainda com sol e calor, mas com previsão de chuvas isoladas ao longo do dia. As máximas seguem altas, perto de 28°C, e a sensação térmica deve ser elevada.

A partir de segunda e terça-feira (24 e 25), modelos apontam intensificação das instabilidades, com aumento da chance de tempestades e volumes maiores de chuva sobre a Região dos Lagos e boa parte do litoral fluminense.


Como os mapas de instabilidade explicam esse cenário

Mapas de previsão de chuva e de frentes frias divulgados pelo INMET e por serviços privados de meteorologia mostram, ao longo da semana, uma faixa de nebulosidade e chuva avançando do Sul para o Sudeste, acompanhando a frente fria que primeiro atinge o Rio Grande do Sul, depois São Paulo e, na sequência, o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em linhas gerais, esses produtos gráficos indicam:

  • Corredor de umidade que se estende do Paraguai e Sul do Brasil em direção ao Sudeste, formando uma “faixa” de cores mais intensas (azul, roxo) sobre SP, RJ e zona da mata mineira, representando maiores volumes de chuva.

  • Linha de frente fria desenhada geralmente com triângulos azuis, saindo do sul do continente e alcançando o Sudeste entre sexta e sábado, perdendo força ao longo do fim de semana, mas mantendo nuvens e pancadas em áreas litorâneas.
  • Mapas de acumulado de chuva até domingo, que concentram os maiores volumes sobre o Sul do RJ e parte de MG, enquanto no litoral dos Lagos os acumulados são menores, mas ainda presentes em manchas isoladas.

 

Orientação ao público

Para o público do Rio de Janeiro, Magé, Guapimirim e Araruama, a mensagem principal é de atenção, mas sem pânico:

  • Fim de semana com calor, sol e pancadas de chuva isoladas, especialmente nas tardes e noites.

  • Risco maior de chuva contínua e volumes mais significativos em áreas de serra e da Baixada Fluminense no domingo.

  • Segunda e terça podem registrar nova rodada de chuva mais frequente em todo o estado.

A recomendação é acompanhar os boletins atualizados da Defesa Civil local e dos órgãos de meteorologia e evitar áreas de alagamento, encostas instáveis e travessias em rios ou canais durante pancadas mais intensas.

Além disso, verifique

ILUMINA MAGÉ: PREFEITO RENATO COZZOLINO LANÇA FORÇA-TAREFA PARA ILUMINAR A CIDADE EM ATÉ 30 DIAS

Operação reúne seis equipes atuando dia e noite nos distritos para recuperar pontos apagados e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *