Encontros vão acontecer na Casa Carnaval, no Centro do Rio.
No próximo dia 15 de agosto, o Centro do Rio de Janeiro será palco de um encontro especial que traz luz a um dos territórios mais emblemáticos e pouco visibilizados da Baía de Guanabara: o Vale da Estrela, em Magé. O evento, intitulado “Descobrindo a Baía de Guanabara: Cultura, Saberes e Sabores do Recôncavo”, inaugura uma série de quatro encontros voltados à valorização do Recôncavo da Guanabara, com foco nesta primeira edição no Vale da Estrela uma região de rica biodiversidade, história afroindígena, e movimentos sociais que lutam por regeneração, justiça ambiental e pertencimento.
A programação contará com palestras, experiências sensoriais, gastronomia da jaca verde assinado pela Chef Carolyna Vaz e um happy hour com DJ Fabio ACM. As falas darão destaque à Mata Atlântica que resiste no Reconcavo da Guanabara, à espiritualidade presente nos territórios de fé como o Quilombo de Bongaba com o Babalorixá Paulo de Ogum do Quilombo de Bongaba ( Magé) e à bioeconomia regenerativa impulsionada pelo Caminho do Recôncavo.
O evento é uma realização do Sinal do Vale, com apoio do Movimento Viva Água, em parceria com a Casa Carnaval e o Caminho do Recôncavo da Guanabara.
Segundo Thais Corral, fundadora do Sinal do Vale, “esse é um momento de reconexão com o que Magé representa para a construção da identidade fluminense uma região com enorme potencial para liderar uma nova economia pautada na restauração ecológica, no turismo de base comunitária e na valorização de seus saberes ancestrais”.
Local: Casa Carnaval – Rua do Mercado, 37, Centro – Rio de Janeiro
Data: 15 de agosto (quinta-feira)
Horário: A partir das 16h