Ela faz uma campanha na internet para arrecadar o valor para custear a viagem.
Uma estudante de Magé, na Baixada Fluminense, sonha em estudar fora do país. Aos 17 anos, Kailane Paraíso tem a chance de aprender sobre jornalismo no The New York Times, uma das maiores publicações do mundo. Ela faz uma campanha na internet para arrecadar o valor para custear a viagem.
Kailane passou na seleção feita para “New York Times Gap Year Program” que seleciona jovens de todo o mundo que terminaram o ensino médio e ainda não entraram na faculdade. São de 20 a 30 vagas. Na redação, eles conhecem um pouco mais do trabalho dos jornalistas.
“É um dos jornais mais renomados do mundo, e eles criaram uma escola que oferece oportunidades acadêmicas onde a gente vai ter aulas com jornalistas renomados.
Tem várias áreas de interesses diferentes. A gente vai estudar essas áreas em práticas na escola, com jornalistas, empresários”, contou Kailane.
A conquista exigiu horas de estudo e muito esforço. Ela concluiu o ensino médio com apenas um ano de aulas presenciais na rede pública, por causa da pandemia da Covid.
O processo seletivo foi rigoroso e a jovem contou com o apoio da família.
“Desde pequenininha ela fala que vai conseguir fazer um curso fora. E nós sempre acreditamos e ela sempre se preparava pra isso”, disse Lilian Paraíso, mãe de Kailane.
Dinheiro para a viagem
O embarque é em setembro, e a adolescente conseguiu juntar R$ 13 mil para fazer a matrícula. Mas ainda faltam R$ 48 mil para pagar os outros custos.
A família vestiu a camisa da campanha e dá força para que ela consiga arrecadar o que precisa.
“Eu estou muito orgulhosa da Kailane, ela é muito estudiosa”, disse Josefa Florinda da Silva, avó da jovem, que se emocionou com a conquista.
Kailane Paraíso realiza grande parte da campanha em seus perfis, nas redes sociais.