Agência reguladora afirma que nível dos reservatórios e menor acionamento de termelétricas garantem alívio na conta de luz no início do ano.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia elétrica para os consumidores brasileiros. No mês de janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta cobrança adicional às faturas de luz.
Segundo a agência reguladora, apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, especialmente em outubro, os meses de novembro e dezembro registraram, de forma geral, a manutenção das chuvas e a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em diversas regiões do país.
Com esse cenário mais favorável, a Aneel destacou que não será necessário acionar as usinas termelétricas na mesma intensidade observada em meses anteriores, o que evita custos adicionais de geração de energia despesas que normalmente são repassadas aos consumidores por meio das bandeiras tarifárias.
“Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, informou a agência em nota oficial.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar aos consumidores as condições de geração de energia no país. A bandeira verde representa o cenário mais favorável, sinalizando economia e estabilidade no sistema elétrico nacional.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
