Ressaca da Baía e fortes chuvas deixam moradores ilhados no balneário.
As fortes chuvas dos últimos dias causaram vários transtornos a diversos bairros nos distritos da cidade de Magé. A população enfrenta enchentes dos rios e em muitas ruas da cidade, entrar ou sair de casa, torno-se pesadelo.
No balneário da Praia de Mauá, autoridades do poder público municipal, receberam a presença do vice-prefeito, Vandro Família e secretário da pasta de Defesa Civil, ex-vereador Domingues, secretário de Obras, Paulo Roberto Portugal, acompanhados pelo vereador Leandro Rodrigues, fiscalizaram as áreas mais afetadas e explicam que o volume de chuvas agravados pela maré em estado de ressaca, colaboraram com a retenção e escoamento das águas, inundando as vias mais baixas e próximas as praias.
Em contato com o prefeito da cidade, Rafael Tubarão, a reportagem do Magé|Online, obteve do gestor que todas as providências necessárias já estão sendo tomadas para minimizar os transtornos. “Estamos de plantão para atender todos os eventuais danos a população. A defesa Civil do município está em estado de alerta e todas as secretarias com a atenção voltadas para atender os moradores. A secretaria de Obras, Defesa Civil e Assistência Social estão nesse momento mobilizadas nas ruas em atendimento aos munícipes.” declarou o prefeito.
Segundo analistas da defesa civil do município, o assoreamento dos rios e o avanço da maré, bloqueiam o escoamento das águas de chuvas, que se expandem para os locais próximos ao mar, provocando alagamentos das ruas.
A previsão para os próximos dias podem agravar ainda mais o processo de enchentes.
O serviço de meteorologia prevê chuvas ao longo de toda semana, com volumes de chuvas acima dos 5mm. Na terça-feira 30/1, a atenção deverá ser redobrada, o serviço do Clima Tempo acusa 45mm de chuvas com probabilidade de 90% de acerto.
Diante das previsões, o alerta deve ser redobrado e em caso de acidentes naturais a população deve acionar o serviço 199 da defesa civil municipal e procurar locais seguros para se abrigar até a chegada dos agentes.
O poder público está com todos os profissionais a disposição da população e devem imediatamente comunicar as autoridades em casos de acidente. Há riscos de deslisamentos, evitem contato com águas contaminadas e cuidado com descargas elétricas de redes danificadas em contato com águas.
A equipe do Magé|Online.com está de plantão e através do serviço de utilidade pública, através do zap: 9875980 e em caso de dificuldade de comunicação, estamos a disposição da população.
Antonio Alexandre, Magé|Online.com