Site icon Rede TV Mais

Empresa de bitcoin é investigada pelo Ministério Público e pela CVM por possível pirâmide financeira

A GAS Consultoria Bitcoin tem sede em Cabo Frio, novo paraíso das empresas de criptomoedas, e também é alvo de investigação pela Polícia Federal.

O dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos, virou o alvo número um do Ministério Público, da Comissão de Valores Mobiliários e também da Polícia Federal em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A empresa de Glaidson tem o maior número de investidores na cidade, que se tornou o paraíso dos golpes do tipo pirâmide financeira e ganhou até apelido de “novo Egito”.

Glaidson promete lucros de 10% ao mês nos investimentos em criptomoedas, mas sua empresa não tem site, rede social e o telefone disponível na Receita Federal não funciona.

A empresa foi alvo de uma denúncia há dois anos no Ministério Público por possível prática de pirâmide financeira disfarçada de aplicação em bitcoins (entenda o que é os riscos de investir na moeda digital).

Um outro inquérito foi aberto contra a GAS depois que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também informou ao Ministério Público sobre a suspeita de que a empresa pratica pirâmide.

A economista Myrian Lund, da Fundação Getúlio Vargas, explica que as operações financeiras só são válidas se estiverem cadastradas no Banco Central ou na CVM, e alerta que aplicações que prometem rentabilidade alta demais, muitas vezes, não se sustentam.


Fonte: G1