Ínicio / Política / Eleitores de cidades que deram a Cunha maior votação apontam decepção

Eleitores de cidades que deram a Cunha maior votação apontam decepção

Eleitores abandonam Cunha em Itaboraí, onde foi campeão de votos.

Cunha Helil

Com ajuda do prefeito local indicado por ele, Cunha obteve mais de 17 mil votos em uma região cheia de investimentos da Petrobras.

Cidade que mais deu votos proporcionais ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nas últimas eleições Itaboraí, a 53 quilômetros do Rio, hoje tem dúvidas sobre seu deputado.

O desencanto com o deputado se espalha pela cidade, que na época da eleição ainda não vivia a tensão pela redução no ritmo dos investimentos no Comperj —maior obra da Petrobras no Estado. Atualmente, o desemprego aumentou significadamente.

Em 2012, o presidente da Câmara indicou o candidato do PMDB à prefeitura, Helil Cardozo. Foi o único que ele tentou e emplacou nos 92 municípios do Estado.

Helil

Dois anos depois, o prefeito retribuiu. Garantiu a Cunha 17,1% dos votos nominais a candidatos a deputado federal – 19.054 votos do total de 232.708 obtidos por Cunha.

 

Foi ali que Cunha apostou suas fichas quando a Operação Lava Jato ainda nem nascera e a arrecadação de impostos já batia recordes, graças ao projeto da Petrobras.

 

Cardozo convenceu a cidade, com discurso de candidato evangélico, o prefeito dizia que Cunha seria uma trincheira da cidade em Brasília.

E onde estão os eleitores de Cunha? “Estão todos escondidos”, brinca o aposentado Josenir Pereira de Castro, 76, “Ele é inteligente. Se fosse burro, já tinha caído. Eu pedi voto porque o Helil, que foi criado com a gente, pediu. O Cunha tem que sair antes que saia preso”, afirmou.

 

O prefeito conta que conheceu Cunha em 2010, quando ele apoiou sua candidatura derrotada a deputado estadual pelo nanico PTN.

Cardozo diz não se arrepender de tê-lo apoiado e defende sua permanência na presidência da Casa. Cunha foi responsável por emendas parlamentares para asfaltar 27 ruas na cidade, afirmou.
Procurado, o presidente da Câmara dos Deputados não quis comentar.

Cunha e Marco Aurélio DiasDeputado Eduardo Cunha convida Marco Aurélio Dias para agradecer a expressiva votação que obtivera em Guapimirim.

Em Guapimirim, a história se repete. Com a ajuda do prefeito da cidade, Cunha abocanhou, 4.094 votos nas eleições de 2014, O candidato da região, José Augusto Nalin, obteve nas urnas da cidade, menos da metade dos votos de Cunha, 1.990 registrados pelo TRE.

A decepção dos guapimirienses não é diferentes da vizinha Itaboraí, a cidade com problemas financeiros, certamente precisará de uma voz no parlamento federal para ajudar em emendas dirigidas a cidade.

A escolha de Cunha foi um tiro em águas, e do jeito que andam as coisas no Congresso nacional, a ajuda poderá vir do santo de casa. Agora e torcer que novas alianças se concretizem, Zé Augusto, é da terra e estará a disposição  da cidade para colaborar no que for possível.

mg2
Fonte: Portal UOL

 

Além disso, verifique

CANDIDATURA DE RODRIGO AMORIM É INDEFERIDA PELO TRE-RJ

Corte julgou pedido apresentado pelo PSOL que citou inelegibilidade após condenação do deputado por violência ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *