Site icon Rede TV Mais

El Niño deve aumentar incidência de raios no Brasil em 2016

Fenômeno muda circulação do ar no planeta, provocando tempestades e secas. Quantidade de raios no Brasil neste verão deve aumentar em 20%.


O Instituto de Pesquisas Espaciais prevê um aumento de pelo menos 20% na quantidade de raios no Brasil, neste verão. E eles já causam mais de cem mortes por ano.

Dá medo, e é perigoso mesmo. Os raios foram a causa das mortes de 1.789 pessoas no Brasil, de 2000 a 2014. A maior parte das vítimas estava trabalhando no campo, dentro de casa, perto de algum veículo, debaixo de árvores, jogando futebol ou na praia.

Todo ano, caem 50 milhões de raios no Brasil. E em 2016, deve ser mais – culpa do El Niño, que muda a circulação do ar no planeta e provoca seca num canto só pra aumentar as tempestades no outro.

De agosto a outubro de 2015, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já contou 52% mais raios do que no mesmo trimestre de 2014.

“É um dos três eventos de El Niño mais intensos da história e isso está causando um aumento acentuado de incidência de tempestades e raios em toda Região Sul, Sudeste e no estado de Mato Grosso do Sul”, explicou Osmar Pinto Jr., pesquisador do Inpe.

No momento exato da descarga, o raio vai procurar a menor distância entre a nuvem e a terra. Por isso, nós não devemos ficar debaixo das árvores ou de objetos mais altos. Eles vão atrair energia. Muita gente morre assim.

Mas, se você estiver num lugar plano e descampado, trabalhando na roça ou num campo de futebol, por exemplo, a sua cabeça vai ser esse ponto mais alto. Aí, a saída é diminuir a altura e ficar com os pés juntos, porque, se cai um raio próximo, a energia não vai subir por uma perna e descer pela outra.

Se tiver um carro perto, não é uma boa ideia, mas ficar dentro do carro é melhor porque a corrente elétrica vai ficar do lado de fora, na lataria. E se fechar a janela, quem estiver dentro está completamente protegido.

Dentro de casa, também é preciso ter cuidado com a rede elétrica.

“Muitas pessoas estão falando ao telefone, telefone com fio, outras vezes você está manuseando algum eletrodoméstico, então você está próximo da tomada e aí entra a descarga lá dentro”, afirmou Carlos Augusto Morales, professor de meteorologia da USP.

Por isso, quando o tempo fechar nesse verão, é melhor a gente se proteger.


Fonte: G1