Fenômeno vai ocorrer no início da manhã de sábado (29) e não poderá ser visto no Brasil.
Neste sábado (29), moradores de boa parte da América do Norte e da Europa vão poder observar um eclipse parcial do Sol.
🌔Este é o primeiro eclipse solar do ano e, diferentemente do eclipse total da Lua em 14 de março, NÃO será visível do Brasil.
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse parcial solar vai acontecer entre 5h51 e 9h44 deste sábado.
🕶️O fenômeno poderá ser visto nas seguintes regiões do planeta:
Europa
- norte da Ásia
- norte e oeste da África
- grande parte da América do Norte
- norte da América do Sul
- Atlântico
- Ártico
A astrônoma exemplifica que, no caso do eclipse desse sábado, em parte do leste do Canadá, as pessoas verão 92% escurecendo. Enquanto isso, Espanha, França e Alemanha devem observar somente 17% do Sol encoberto.
⚠️Apesar de se tratar de um eclipse parcial, em que somente parte do Sol fica encoberto, é preciso ter cuidado para observar o fenômeno. O observatório recomenda a observação somente com o uso de filtros apropriados (como o vidro de soldador número 14 ou óculos específicos).
Eclipse total X eclipse parcial
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.
Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular, como vai acontecer neste sábado.
Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total. Nesse caso, a estrela do nosso sistema é “tampada” da perspectiva da Terra – é possível ver apenas a coroa, a atmosfera do Sol.