É Campeão! Alcaraz conquista Melbourne e reescreve a história do tênis mundial

Espanhol vence Djokovic de virada, torna-se o mais jovem campeão dos quatro maiores e quebra recorde que durava 87 anos.

Publicado em: 1º de fevereiro de 2026

Carlos Alcaraz escreveu neste domingo um dos capítulos mais marcantes da história do tênis mundial. Aos 22 anos e 272 dias, o espanhol venceu Novak Djokovic de virada por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2, 6/3 e 7/5, em 3h02min de partida, e conquistou pela primeira vez o Australian Open. Com o título em Melbourne, o atual número 1 do mundo se tornou o mais jovem tenista da história a vencer os quatro Grand Slams.

A conquista fez Alcaraz quebrar um recorde que resistia há 87 anos. Até então, o feito pertencia ao americano Don Budge, que havia completado o “Grand Slam de carreira” em 1938, aos 22 anos e 363 dias. Na Era Aberta do tênis, o recorde era de Rafael Nadal, ídolo do espanhol, que alcançou a marca aos 24 anos e 102 dias — e acompanhou a final histórica da arquibancada da Rod Laver Arena, aplaudindo o compatriota.

Com a vitória, Alcaraz passou a integrar um seleto grupo de apenas nove jogadores que conquistaram os quatro principais torneios do circuito: Fred Perry, Rod Laver, Roy Emerson, Don Budge, Andre Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e agora o próprio Carlos Alcaraz.

Final épica e atuação dominante

Depois de perder o primeiro set por 6/2, Alcaraz cresceu de forma impressionante na partida. A partir da segunda parcial, o espanhol passou a ditar o ritmo com agressividade, variação de golpes e intensidade física, neutralizando o jogo de Djokovic.

No terceiro set, Alcaraz conseguiu a primeira quebra no quinto game e chegou a ter um triplo set point com o sérvio sacando no nono game. Djokovic resistiu, salvando as chances com experiência — incluindo um ace decisivo —, mas acabou quebrado na quinta oportunidade, fechando a parcial em 6/3.

O quarto set manteve o equilíbrio até o fim. No game decisivo, Djokovic cometeu quatro erros não forçados, e Alcaraz aproveitou a chance para confirmar a quebra e selar a vitória por 7/5. Em seguida, o espanhol se jogou no chão da Rod Laver Arena, emocionado, celebrando seu primeiro título no Australian Open e um lugar definitivo na história do esporte.

 

 

Além disso, verifique

Brasileirão 2026 começa com surpresas, tropeços de favoritos e recado claro ao mercado.

Início de temporada desmonta hierarquias, expõe instabilidade de gigantes e reforça que favoritismo não entra …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *