‘Desanimado’, Beltrame diz que saída seria ‘questão de foro pessoal’

Há dois anos que não se governa neste país’, afirmou o secretário.

1417669511624

O secretário de Segurança Pública do Rio (Seseg), José Mariano Beltrame, disse nesta terça-feira (24) que não vai comentar sobre seu futuro na pasta. A declaração foi dada após audiência da CPI dos Autos de Resistência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Beltrame, no entanto, não descartou deixar o cargo. De acordo com a publicação, ele se demitiria ao fim dos Jogos Olímpicos.

“Isto é uma questão de foro pessoal. Todo mundo sabe que tenho motivos de sobra para estar desanimado. Há dois anos que não se governa neste país. Só se ofende e se defende”, afirmou.

Em entrevista exclusiva , Beltrame voltou a pedir mudanças na legislação porque “as pessoas não respeitam mais a lei penal” e negou que os autos de resistência sejam fraudulentos.

“Esta questão de que o estado é o responsável e o estado tem que dar conta de tudo isso, na minha opinião, não cabe mais no século XXI. O estado brasileiro, não é nem o Rio de Janeiro, ele não tem mais condições de atender o cidadão em todas as suas necessidades. Não há recurso suficiente para isso”, disse.

Para sustentar a argumentação, ele usou exemplo da crise vivida em âmbito federal. “Está aí o problema da Previdência, estão aí as questões tributárias, as questões de falta de infraestrutura em várias cidades e também agora obviamente isso chegou na questão da polícia. Então eu acho que é o momento da sociedade também tentar ajudar dentro da sua possibilidade, mas vejo com muitra frustração. Todo um planejamento que fizemos e tem que deixar de lado e focalizar somente no custeio”.

Na quinta passada (19), Beltrame disse que vai pedir reforço militar para atuar em determinados locais durante as Olimpíadas. “A minha preocupação é com a segurança pública da cidade. As Olimpíadas vão embora e a segurança fica”, disse.

Segundo o secretário, há dois planejamentos de segurança: o para os Jogos, que está pronto, e o da cidade, para o cidadão. “A cooperação é bem-vinda. Nós estamos tratando a questão das Olimpíadas um pouco separado do estado.”

Chance de ocupação
A ocupação de áreas violentas já foi admitida como possibilidade pela Secretaria de Segurança,como antecipou reportagem. O próprio Beltrame admitiu a possibilidade e citou que poderia pedir ajuda.

“Semanalmente a gente faz análises de risco com as instituições e, se isso for necessário [ocupar áreas violentas], eu sempre disse que não tenho escrúpulo nenhum de pedir colaboração para qualquer instituição”, disse Beltrame.

“Mas, particularmente, não acho que a gente deva gerar uma expectativa temporária nas pessoas. É uma possibilidade que pode ser estudada. Em um evento imenso como os Jogos [Olímpícos], nada pode ser descartado”.

Nas análises de risco, as autoridades de segurança levam em conta até que ponto a guerra entre facções criminosas nas comunidades poderia interferir no andamento das Olimpíadas. Beltrame, porém, diz que a cidade está apta a receber as competições, com mais de 50 mil policiais na cidade.

1
Fonte: G1

Além disso, verifique

LEI DECLARA JESUS CRISTO GUARDIÃO DO RJ É APROVADA PELA ALERJ

Proposta ainda vai passar por uma segunda votação na Assembleia Legislativa do Rio. A Assembleia …

Um Comentário

  1. George Feola

    Interessante matéria. O curioso é que este Secretário está há mais de 9 anos no cargo.Vacas gordas e agora vacas magras.Neste período as coisas pioraram brutalmente. Nada foi resolvido. A farsa das UPP , vetor político para Pezão e que desmoronou-se pós eleição. Procure saber Secretário o que é pacificação de verdade com o Exército em 1993/1994 ( tem até um livro sobre isto da Editora Ciência Moderna se não me engano ) . Secretário incompetente e a culpa é da legislação ruim , dos policiais de corpo mole, da falta de verbas e dos bandidos que não colaboram como Fernandinho Beira Mar. Secretário vaidoso e pouco inteligente que nunca soube cercar-se de quem poderia efetivamente ajuda-lo e assim me parece que não aprendeu nada sobre Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *