Deputados do RJ votam pelo fim de trotes em universidades

Projeto foi aprovado em 1ª discussão, mas precisa voltar ao plenário.

221

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovaram na terça-feira (8), em primeira discussão, um projeto de lei (PL) que proíbe “qualquer tipo de trote em calouros das universidades e faculdades do Rio”. A proposta foi aprovada por unanimidade, mas precisa voltar ao plenário e ser sancionada pelo governador para passar a valer.

A proposta é da deputada Lucinha (PSDB), que propõe a revogação de uma lei de 1996 sobre o “trote vexatório”. Na prática, para ser mais efetiva, a nova proposta abarcaria todos os trotes para não depender de interpretações.

Ainda assim, uma emenda foi criada para diferenciar o trote de “atividades de acolhimento”, como palestras, debates e doações. “Se uma brecha é permitida, ela rapidamente vira abuso”, afirma a parlamentar.

Em março, um calouro de Medicina da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi hospitalizado no CTI após seus pais denunciarem que ele foi submetido à sequência de exercícios físicos rígidos.

“É abominável que ainda exista trote no século 21. Nada de tinta, abaixo a máquina de cortar cabelo, chega de “pedágio” nas ruas. Ninguém encosta um dedo ou grita com calouro. Algumas práticas precisam ser proibidas integralmente, sem restrições. O trote é uma delas”, resume a parlamentar autora do projeto.

RedeFonte: G1

Além disso, verifique

TIROTEIO INTERROMPE ENTREVISTA COM JOGADORES DO VASCO NO RJ

Conteúdo era gravado no CT Moacyr Barbosa, quando confronto começou na Cidade de Deus. Um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *