O encontro também oficializou Rafael Fernandez como o novo presidente estadual da legenda no Rio de Janeiro, fortalecendo a estrutura partidária para as eleições futuras.
O deputado estadual Júlio Rocha foi nomeado vice-presidente nacional do Agir, em reunião realizada na sede do partido, no Centro do Rio de Janeiro. O encontro também oficializou Rafael Fernandez como o novo presidente estadual da legenda no Rio de Janeiro, fortalecendo a estrutura partidária para as eleições futuras.
A nova composição da executiva nacional e estadual do Agir tem como principal objetivo expandir a atuação da sigla, buscando aumentar a representação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e garantir a eleição de deputados federais, fator essencial para o partido obter acesso ao fundo partidário. Atualmente, Júlio Rocha é o único deputado da legenda na Alerj, e agora assume também a missão de coordenar a expansão do partido em nível nacional.
O presidente nacional do Agir, Daniel Tourinho, celebrou a nova fase da legenda e garantiu que o partido não passará por fusão, federalização ou incorporação. “Estamos muito felizes com este novo momento do Agir. A renovação da executiva vai impulsionar o crescimento do partido em todo o Brasil”, destacou Tourinho.
Expansão no Rio de Janeiro
Além da vice-presidência nacional de Júlio Rocha, o partido reforça sua base estadual com a chegada de Rafael Fernandez à presidência do Agir no Rio de Janeiro. Conhecido por seu trabalho de articulação política, Rafael é cunhado de Júlio Rocha e marido da prefeita de Guapimirim, Marina Rocha, que se reelegeu em 2024 com 86% dos votos.
“Assumo a presidência estadual do Agir com muito entusiasmo. Nosso principal foco será o fortalecimento dos vereadores de mandato no estado do Rio de Janeiro e a montagem de chapas competitivas tanto para deputado estadual quanto federal”, declarou Fernandez.
A nova composição da executiva estadual ainda conta com Manoel Figueiredo como vice-presidente e Ubirajara Ferreira como diretor-geral.
Com a nova estrutura partidária, Júlio Rocha e Rafael Fernandez assumem o desafio de consolidar o Agir como uma força política competitiva no estado e nacionalmente, mirando as eleições municipais e estaduais de 2026.