Prefeito de Magé, Renato coleciona vitórias e pode ter antecipado pleito majoritário de 2024.
Uma notícia bomba caiu sobre os adversários do prefeito Renato Cozzolino na noite de 25/3 em Magé. Nos bastidores da política da cidade o clima é de festa pelo menos para um dos lados na disputa para o cargo de prefeito que se aproxima. Renato Cozzolino é candidato sim, com chancela do Superior Tribunal Federal.
Elegibilidade com extinção de sentença por abuso de poder.
A decisão já consumada pela Corte Federal, com assinatura do ministro Dias Toffoli, praticamente antecipa a corrida ao Palácio Anchieta. Especulações sobre se participaria ou não do pleito, Renato sempre afirmou que seria candidato, todavia os mais céticos e oposicionistas duvidavam e apostavam que o prefeito ficaria fora do páreo, alimentando a esperança de uma disputa mais ‘equilibrada’.
Governo do Amor em Alta
A atual gestão do prefeito Renato Cozzolino, hoje com mais de 70% aprovação dos moradores de Magé, é considerada a melhor depois que sua tia Núbia Cozzolino, deixou o poder da cidade. Magé deu passos largos em desenvolvimento urbano, saneou as contas, redesenhou a saúde e colocou a educação no melhor patamar. Se há alguns gargalos, certamente estarão na pauta para implementação. Se foi governo do amor, foi também governo da responsabilidade. Renato nos últimos 4 anos cuidou da cidade com olhar no futuro, sem os mesmos recursos de cidades milionárias com royalties de petróleo, comprovou com desempenho de sua gestão a transformação significativa e estrutural da cidade estagnada a décadas.
As Duas Faces da Moeda
A notícia da extinção de sentença por abuso de poder, culminou com o balde de água fria nas iniciativas da oposição representada por Ricardo da Karol, que anunciara uma aliança com PL de Bolsonaro, momentos antes da decisão do STF, que garante a candidatura de Renato Cozzolino. O pulo de agremiação partidária de Karol para PL, apostava em disputar o pleito eleitoral em condições de igualdade com o possível afastamento de Renato, que teria Jamille Cozzolino como cabeça de chapa, estimulado ainda no quadro nacional de polarização.
O Jogo está na Mesa
Todas as peças estão na mesa e as habilidades dos protagonistas da partida, sendo jogadas dentro das ‘quatro linhas’, os próximos passos serão dados até outubro, onde a verdade das urnas consolidarão o mandatário de Magé. Até lá, os bastidores da política local poderão apresentar novidades. As nominatas dos partidos para eleições proporcionais avançam, ainda sobe segredo, com vereadores e candidatos se gladiando nas escolhas de melhores oportunidades para se elegerem.
A Redetv+, acompanha os passos da política local e estará atualizando a população sobre as eleições, oportunizando aos leitores analisar as propostas dos candidatos para a cidade.