CPI ouve nesta terça-feira diretora da Precisa sobre o caso Covaxin

Emanuela Medrades deve ser questionada sobre as suspeitas de corrupção no contrato de compra da vacina.

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira, 13, a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, empresa que intermediou a negociação para compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal. Ela chegou a pedir ao STF que não fosse obrigada a comparecer à audiência, mas o pedido foi negado pelo ministro Luiz Fux. O magistrado, contudo, decidiu que Emanuela tem o direito de não produzir provas contra si.

A convocação de Emanuela Medrades foi requerida pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e aprovada pela CPI em 30 de junho, quando também foi autorizada a transferência de sigilo telefônico e telemático da convocada.

“Para que seja possível esclarecer os detalhes de potencial beneficiamento da Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos, na negociação de compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, faz-se necessária a oitiva”, afirmou Vieira em seu requerimento.

A expectativa é que em seu depoimento Emanuela Medrades deve reforçar a versão da Precisa,  já apresentada por meio de documentos, de que a empresa só submeteu a primeira fatura de importação de vacinas Covaxin  ao ministério no dia 22 de março, o que provaria que o deputado Luis Miranda e o irmão dele, servidor Luis Ricardo Miranda, mentiram ao afirmar à CPI que alertaram o presidente sobre o pedido de pagamento antecipado em 20 de março. O problema é que há mais relatos contrários à versão da empresa.

O contrato de 1,6 bilhão de reais para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina foi suspenso e é alvo de investigações do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal.


Fonte: Revista Veja 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

“NOSSO CHURRASCO” VOLTA COM EDIÇÃO HISTÓRICA EM GUAPIMIRIM

Festival gratuito reúne grandes assadores, cervejarias artesanais e atrações musicais na Praça da Cotia entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *