Consulado emite mais de 19 mil vistos em agosto, impulsionado pelo aumento de solicitações de turismo e negócios.
O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro se destacou em 2024 como o 14º posto diplomático americano que mais emitiu vistos no mundo, com 19.869 autorizações de entrada concedidas apenas em agosto. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o número de vistos expedidos chegou a 140.046, posicionando o consulado em 15º lugar no ranking global.
Em um cenário geral, a emissão de vistos americanos para brasileiros aumentou 4,6% em agosto de 2024, totalizando 110.995 autorizações, o terceiro maior número registrado no ano e o quarto maior da história. Os dados foram fornecidos pela consultoria Viva América, que acompanha mensalmente os sistemas de processamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA ao redor do mundo. No acumulado de 2024, foram emitidos 802.787 vistos, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023.
“Historicamente, o segundo semestre costuma apresentar uma redução no número de emissões, já que muitas pessoas se programam com antecedência para viajar aos Estados Unidos,” explica Rodrigo Costa, CEO da Viva América. “No entanto, desde o ano passado, temos observado um leve aumento na demanda, especialmente após a Embaixada dos EUA acelerar o processo de emissão e ampliar os horários de atendimento.”
Com base nesses dados, Costa acredita que os consulados e a Embaixada dos EUA no Brasil poderão superar o recorde de 1,15 milhão de vistos emitidos para brasileiros, alcançado em 2023.
O visto mais emitido para brasileiros em agosto foi o B1/B2, que abrange turismo e negócios, com 105.555 concessões, representando 95% do total de autorizações. Outros tipos de vistos também se destacaram:
- J-1: visto de intercâmbio, com 798 emissões.
- L-2: destinado a dependentes de portadores do L-1, com 591 emissões.
- F-1: para estudantes, com 546 emissões.
- L-1: voltado para executivos e empresários transferidos do Brasil, com 431 emissões.
“O visto L-1 tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, refletindo o aumento do intercâmbio empresarial entre Brasil e EUA,” comentou Rodrigo Costa.
Green Cards: Vistos Permanentes
Embora a maioria dos vistos emitidos em agosto seja temporária, exigindo que o titular retorne ao país de origem após um período determinado, há também a emissão de green cards, que concedem residência permanente nos EUA. Em agosto, o visto EB-2, voltado para profissionais altamente qualificados e pesquisadores de renome, foi o mais emitido, com 358 concessões.
“Os brasileiros estão entre os maiores solicitantes do visto EB-2, o que indica uma tendência de ‘fuga de cérebros’, com profissionais altamente capacitados buscando oportunidades fora do país,” avaliou o CEO da Viva América.