Site icon Rede TV Mais

Comércio tem o pior resultado em 12 anos

Aumento dos juros e redução da renda real contribuíram para a queda.

O comércio no Rio fechou o primeiro semestre de 2015 com os piores números dos últimos 12 anos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Algumas lojas estão recorrendo às promoções para recuperar as perdas.

Quem trabalha no comércio reclama que os clientes entram nas lojas, conferem as mercadorias, mas saem sem comprar nada. Os consumidores reclamam dos preços altos e dizem estar sem dinheiro para comprar.

Segundo o IBGE, no acumulado de vendas no comércio até julho, o Rio de janeiro registrou o pior semestre desde 2003. Entre todos os setores do varejo, o que mais sofreu os efeitos da crise foram, de novo, as lojas de móveis e eletrodomésticos. Roupas e calçados também registraram forte queda.

“A combinação de fatores como a elevação dos custos financeiros por conta do aumento da taxa de juros, a redução da renda real e o aumento da inflação são fatores que têm impacto no nível de consumo doméstico”, apontou Isabella Nunes, gerente de Serviços e Comércio do IBGE.


Fonte: centralizado