Nem a movimentação do Boulevard Olímpico aqueceu o comércio.
A Olimpíada fez muita gente redescobrir o Centro do Rio, mas os comerciantes da região que estavam contando os dias para o fim das obras, continuam com problemas. Os tapumes foram retirados, mas as vendas não melhoraram.
A movimentação do comércio na região está tão fraca que vendedores de várias lojas passam o dia sem ter muito o que fazer. “Quase o dia todo, quase o dia todo a gente assim, parado. O movimento caiu muito, desde que começou essas obras aí, o movimento caiu demais”, afirmou um comerciante da região.
“Acabou a olimpíada, vai começar a paralimpíada e nada de terminar, né”, afirma o corretor de seguros Luiz Antônio Aranha
Uma lojinha que está no Centro há mais de 40 anos e que já viu muito movimento na Avenida Rio Branco, ultimamente não tem tido um bom faturamento.
Para tentar burlar período ruim, as lojas têm feito diversas liquidações. Durante a Olimpíada, milhares de pessoas passaram pela Zona Portuária, mas poucas pararam para fazer compras.
O comércio, que esperava aumento de 5% nas vendas, ficou no negativo. O Clube de Diretores Lojistas do Rio, registrou queda de 2% nas vendas do dia 5 ao dia 21 de agosto.
“Agora terminaram as olimpíadas, e continua essa queda de movimento, não melhorou até então, nem no Dia dos Pais, que nós esperávamos que fosse ser melhor, ter movimento, não teve movimento nenhum”, diz a vendedora Márcia da Silva.
“Vamos ver, a partir de setembro, até o final do ano, se a coisa melhora, porque muitas empresas foram embora do centro também, vamos ver, tomara que melhore”, afirmou Rafael Balassiano, dono de loja da região.