Uma proposta na área judiciária é para a criação de 19 novas varas, nos municípios de Magé, Duque de Caxias,Petrópolis e outros.
Nos últimos dias, uma série de novidades na área judiciária fez aumentar a esperança de quem sonha ingressar nessa carreira. Dessa vez, a boa notícia é para o Rio de Janeiro. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta semana propostas de anteprojeto de lei do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1). Além da criação de novas varas de trabalho, serão criados também cargos tanto para a magistratura como para a área de apoio do tribunal. Os anteprojetos de lei seguirão, agora, para apreciação do Congresso Nacional.
Uma proposta na área judiciária é para a criação de 19 novas varas, nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Magé, Petrópolis e Rio de Janeiro. Se novos locais vão surgir, é preciso também de novos postos de trabalho. Com isso, foi aprovada pelo CNJ a criação de 282 oportunidades, sendo 38 vagas de juiz do trabalho, 38 de analista judiciário – área judiciária – oficial de Justiça avaliador federal e 206 de analista judiciário, além de cargos em comissão e funções comissionadas.
Outra proposta aprovada pelo CNJ foi a criação de 218 vagas efetivas. Essas oportunidades estão dividas em: 115 de analista judiciário – área judiciária; 76 de analista judiciário – área administrativa; uma de analista judiciário – especialidade Medicina; uma de analista judiciário – especialidade Medicina (Psiquiatria); uma de analista judiciário – especialidade Medicina do Trabalho; duas de analista judiciário – especialidade Engenharia (Segurança do Trabalho); duas de analista judiciário – especialidade Fisioterapia; três de analista judiciário – especialidade Psicologia; cinco de analista judiciário – especialidade Arquitetura; três de analista judiciário – especialidade Engenharia Elétrica; sete de analista judiciário – especialidade Engenharia Civil; duas de analista judiciário – especialidade Engenharia Mecânica.
O TRT-RJ realizou o último concurso para a área de apoio ano passado, com vagas para técnico e analista na área de Tecnologia da Informação e analista na área de Psiquiatria. Com remuneração inicial que chega a R$8.178,06, no caso de analista, a seleção ocorreu por meio de prova objetiva e redação, com organização da FCC. A validade desse concurso é de dois anos, prazo que pode prorrogar por mais dois. Já o último concurso para diversas áreas foi realizado em 2012 e teve a validade prorrogada até junho de 2017. Esse concurso foi para técnico na área administrativa, além de analista – área judiciária, analista – oficial de justiça avaliador federal e analista – área administrativa, e a organização também foi da FCC.