Vulcão do Monte Lewotobi Laki-Laki, que entrou em erupção há dez dias, voltou a expelir nuves de cinzas, compromentendo o espaço aéreo da ilha turística.
Diversas companhias aéreas internacionais cancelaram nesta quarta-feira (13) voos de e para Bali, na Indonésia, após novas erupções de um vulcão no país.
O vulcão, que fica no Monte Lewotobi Laki-Laki, entrou em erupção na semana passada, deixando dez pessoas mortas e expelindo nuvens de cinzas de até 10 km (32.808 pés). Milhares de pessoas também tiveram de deixar suas casas.
Na terça-feira (12), ele voltou a expelir nuves de cinzas, comprometendo a visibilidade no espaço aéreo de Bali.
Jetstar e Qantas disseram que interromperam voos para Bali na quarta-feira por razões de segurança devido às cinzas vulcânicas. O site de rastreamento de aviões Flightradar24 mostrou que voos para a ilha pela AirAsia e Virgin também foram cancelados.
A Singapore Airlines disse que cancelou um voo para Singapura devido à erupção.
Bali é o principal ponto turístico da Indonésia e um destino popular.
Todos os voos de e para a ilha de Lombok na província de West Nusa Tenggara, outro destino popular para turistas, também foram cancelados, disse um porta-voz do aeroporto local, citado pela agência de notícias estatal da Indonésia, Antara.
A primeira erupção do Monte Lewotobi Laki-laki ocorreu em 3 de novembro na província de East Nusa Tenggara, a cerca de 800 km (497 milhas) de Bali. Nove pessoas morreram no mesmo dia.