Ínicio / Destaque / CINCO HORAS PARA ABANDONAR O PAÍS. CESSAR FOGO É DECLARADO PELA RÚSSIA

CINCO HORAS PARA ABANDONAR O PAÍS. CESSAR FOGO É DECLARADO PELA RÚSSIA

Civis poderão deixar Mariupol entre meio-dia e 17h – horário de Moscou (das 09h às 14h horário de Brasília).

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou neste sábado, 5, um cessar-fogo parcial para abrir corredores humanitários nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. Segundo a agência de notícias russa RIA, o Exército vai parar os ataques por cinco horas para que os civis deixem os municípios e para que suprimentos e medicamentos possam chegar a região.

O prefeito de Mariupol disse que um cessar-fogo permitirá que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios. A Rússia informou ainda que suas tropas que cercaram a cidade portuária do Mar de Azov, no sul da Ucrânia, parariam de atirar e permitiriam a passagem de civis.

Mykhailo Podoliak, chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que os corredores de evacuação estão sendo preparados em regiões do país. “As partes cessaram fogo temporariamente na área dos corredores”, disse Podoliak em sua conta oficial no Twitter.

Mariupol, no sul da Ucrânia, é considerada um ponto estratégico devido a sua saída para o mar, se tornando um alvo em potencial no conflito. O prefeito da cidade portuária, Vadym Boichenko, anunciou que as tropas russas bloquearam toda a região e estão impedindo o fornecimento de energia, água e aquecimento, além de danificarem rodovias.

Os ministérios de defesa russo e ucraniano concordaram em fornecer corredores humanitários para civis e em um possível cessar-fogo temporário em áreas onde a evacuação está acontecendo”, declarou o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, na última quinta-feira (3).

Regiões da Ucrânia que registraram bombardeios da Rússia


O assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, disse neste sábado que haverá mais acordos com a Rússia sobre o estabelecimento de corredores humanitários para evacuar civis das comunidades da linha de frente.


RedeTv+ Notícias / Agências de Notícias 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *