Segundo o ministro, a medida valerá por 60 dias.
A China suspendeu nesta sexta-feira, 16, as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A informação foi pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Segundo o ministro, a medida valerá por 60 dias e o Brasil está negociando com o país asiático “para avançar rapidamente, mostrando transparência e agilidade nas ações de bloqueio e higienização, a fim de retomar o comércio normal”, afirmou.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas para anular a doença e também manter a capacidade produtiva do setor.
A Pasta também está disse que está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.
Fávaro explicou que o próprio país adota a medida de “autoembargo” para mostrar que há rigor técnico em casos desse tipo.