CEDAE MONTA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA ABASTECER ÁGUA EM HOSPITAIS DE SÃO GONÇALO E ITABORAÍ

Especialistas do INEA sobrevoaram a região onde fica a estação detectaram um ponto de vazamento de óleo.

A Cedae montou uma operação para levar água aos hospitais de São Gonçalo e Itaboraí atingidos pela suspensão no fornecimento do produto pelo sistema Imunana-Laranjal.. Nesta sexta-feira (05), pelo menos 10 caminhões-pipa passaram pela Ponte Rio-Niterói em direção a esses dois municípios.

O sistema de captação e tratamento está há mais de 30 horas desligado. O Rio Macacu, de onde a água é retirada, está poluído com um produto químico, e agora o trabalho é para isolar este vazamento, providenciar o conserto dele, esperar a qualidade da água melhorar e religar o sistema. São cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas atingidas pelas torneiras secas.

E a lei da oferta e da procura começa a ser sentida: um carro-pipa para abastecer uma casa, que no início da semana custava R$ 400 reais; agora, é negociado a preços que chegam a R$ 1.500 reais.

Especialistas do INEA sobrevoaram a região onde fica a estação de tratamento Imunana-Laranjal e detectaram um ponto de vazamento de óleo, possivelmente em um duto da Petrobras. Essa mancha escura foi vista no Rio Guapiaçu, afluente do Rio Macacu, de onde é captada a água que abastece boa parte da Região Metropolitana. Seria desse local que estaria escapando o tolueno, substância química presente em combustíveis e solventes.

Em nota, a Transpetro, subsidiária da Petrobras, disse que não verificou nenhuma despressurização no sistema que passa por Magé e mobilizou equipes para a região para realizarem uma inspeção visual nessas conexões.

 

Além disso, verifique

GUAPIMIRIM PODE DAR PASSO DECISIVO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM NOVO PROJETO DE LEI

Vereador Horácio Fiuza propõe medidas alinhadas à Agenda 2030, com foco em economia circular, energias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *