Casas em Duque de Caxias são invadidas por terra após deslizamento de encosta

Eles aguardam nova visita da Defesa Civil para reavaliação dos estragos.

Moradores do bairro Vila Canaã, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tiveram que sair correndo de casa no início da noite desta terça-feira (3), por causa do deslizamento de uma encosta. Choveu forte na região e a terra que deslizou invadiu muitas casas da região .

Até o início da manhã desta quarta-feira (4), a água da chuva acumulada na região continuava escoando por dentro de casas e saindo na rua. Desde a noite de sábado (29) chove forte em várias regiões do estado. Cinco pessoas morreram vítimas das chuvas.

“Ficamos assustados com o tanto de água e lama que desceu. Graças a Deus deu tempo de a gente chamar os vizinhos e todo mundo de se deslocar para não ter prejuízos maiores”, disse Anderson Marques, dono de uma das casas.

Durante a enxurrada, Marques teve que derrubar o portão para que a água escoasse e não derrubasse os muros dos vizinhos.

Na virada de sábado (29) para domingo (1º), o imóvel já tinha sido invadida por lama. A Prefeitura de Caxias esteve no local e fez a limpeza do bairro. Mas na noite de terça, com a chuva forte, os problemas voltaram.

A Defesa Civil do município passou a madrugada desta quarta-feira (4) orientando os moradores, segundo o coordenador do plantão, Moisés Moreira.

“Fizemos um boletim de ocorrência, retiramos as famílias do local para que não haja o risco de um novo deslizamento e elas sofram algum dano. Vamos vir com a equipe da engenharia fazer uma análise do nível de deslizamento da barreira. As equipes vão orientar o morador com o que deve ser feito e vão interditar as casas se necessário for”, disse Moreira.

A quantidade de lama e terra que desceu da encosta chegou a mais de meio metro de altura. Moradores retiraram parte do material, mas mesmo assim, ainda não é possível, por exemplo, tirar os carros das garagens.

Moradores temem mais deslizamentos de terra e de uma grande pedra que tem na encosta e que pode descer, caso a chuva continue. Vizinhos fizeram um mutirão para ajudar na limpeza do bairro.

A Defesa Civil de Caxias deve voltar ao local na manhã desta quarta para avaliar os novos estragos provocados pela chuva.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

JORNAL REGIONAL – RASCUNHO

PAUTA DO JORNAL REGIONAL, 11 DE OUTUBRO DE 2024 APRESENTAÇÃO: *DESTAQUES:* * * * * …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *