Carlos Portinho, senador da república em visita ao Conleste propõe mudanças na cobrança de pedágio

Senador esteve reunido no consórcio do Leste Fluminense para ouvir prefeitos em reivindicações para os municípios consorciados.  

Um evento programado para a manhã desta quinta-feira, 18/03, teve impacto positivo na visita do Senador Carlos Portinho e prefeitos dos municípios consorciados do Leste Fluminense, discutindo proposições de interesses da região.

Na visita inédita, pela primeira vez um senador da república atende os anseios do consócio e avança com iniciativas para construção de projetos para a região.


No encontro, que durou cerca de duas horas, houve avanço nas seguintes pautas:

Convênio Fecomércio para Saúde (Projeto Itinerante que contempla mamografia e odontologia), Marco Legal das Startups , quando já se vislumbrou hackatown, em Friburgo, com startups conlestianas que desenvolvem soluções para desafios públicos, a possibilidade de compras de vacina pelo consórcio e ainda perspectivas acerca do Turismo rural e ecológico sobre trilhos, destacando-se a primeira linha férrea do Brasil em Magé.

O Senador Portinho foi recebido pelos prefeitos de Itaboraí, Marcelo Delaroli, presidente do consórcio e do diretor geral João Pedro Motta Leal, Marina do Modelo de Guapimirim, Renato Cozzolino – Magé; Ramon Gidalte de Casimiro de Abreu,  Rafael Miranda – Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda e Fabricio de Napinho, de Silva Jardim além dos representantes de Nova Friburgo, o Vice Prefeito Serginho; de Tanguá, o Secretário de Educação e Esporte, Luciano Lucio e de São Gonçalo, o Secretário de Governo Douglas.

Presente no evento, o Secretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho, registrou os apontamentos dos Prefeitos de Magé e Guapimirim no que tange ao melhor tratamento que os munícipes merecem  nas discussões pertinentes a concessão da CRT na BR 101.

Neste contexto, o Senador destacou o PLC 8/2013, discutido no Senado, cujo objetivo é garantir que o motorista pague apenas o valor proporcional ao uso da rodovia o que poderia atender, em especial, os respectivos Munícipios. A PLC, acrescenta dispositivos à Lei nº 9.277/1996, que autoriza a União a delegar aos Municípios, aos Estados da Federação e ao Distrito Federal a administração e exploração de rodovias e portos federais, com o intuito de conceder isenção de pagamento de pedágio aos que possuam residência permanente ou exerçam atividades profissionais permanentes no Município em que se localiza praça de cobrança de pedágio.

Por fim, o Senador destacou ser membro da Frente Parlamentar da Educação Digital e apontou para projeto piloto em cidades de menor população, enquadrando-se, no Leste Fluminense, neste contexto, Casimiro de Abreu, Tanguá e Silva Jardim.

A RedeTV+, entrevistou o Senador Portinho e disponibilizará todo conteúdo da visita na sua programação e através das redes sociais, destacando as ações do Conleste, consórcio transformador de municípios que inova na construção de políticas públicas, que atingem diretamente 16 municípios envolvendo uma população de mais de 3,3 milhões de cidadãos.


Antonio Alexandre, RedeTV+ Notícias  

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

DUELO ENTRE FAVORITOS PODE APONTAR CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO 2025

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (19) no Maracanã em “final antecipada” pelo título; …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *