O placar já está em 225 a 194, com votos a favor de nove deputados republicanos.
A Câmara dos Deputados dos EUA acaba de aprovar pedido de impeachment contra Donald Trump por “incitar insurreição contra o governo dos Estados Unidos”.
Ainda não se sabe quando a presidente Nancy Pelosi levará o pedido ao Senado, o que pode acontecer antes ou depois da posse de Joe Biden.
Pelo texto do pedido, Trump “pôs gravemente em perigo a segurança dos Estados Unidos e suas instituições de governo, ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um dos três poderes coiguais”.
O Pedido de Impeachment
Donald Trump sofre o seu segundo pedido de impeachment no mesmo mandato nesta segunda-feira, 11 de janeiro.
O pedido foi formalizado pelo partido Democrata, que acusa o atual Presidente dos Estados Unidos a incitar seus apoiadores a invadir o Capitólio durante o processo de oficialização do novo Presidente, Joe Biden.
O texto ainda não foi levado a votação, pois os democratas esperam que o vice-presidente Mike Pence, ative a 25° Emenda da Constituição, que declara o Presidente dos Estados Unidos inapto a governar. Os Democratas querem que Donald Trump perca os seus direitos políticos ao fim de seu mandato.
Congressistas republicanos contestaram o pedido, e após a objeção, a sessão foi adiada para esta terça-feira, 12 de janeiro.
A Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, já havia afirmado que caso o pedido fosse barrado, a Casa avaliaria o pedido nesta terça, 12 de janeiro. Pelosi declarou ainda que levaria o texto de impeachment a plenário em 24h caso Pence não responda ao seu pedido.
Segundo o líder da maioria da Câmara, Steny Hoyer, é esperado que a votação comece nesta quarta-feira, 13 de janeiro, e que os artigos sejam enviados para o Senado o quanto antes, podendo haver um julgamento de Impeachment nos primeiros dias da presidência de Joe Biden.
Fonte: Portal da prefeitura