Site icon Rede TV Mais

“Bonitas mas Abandonadas” Resultados da pesquisa Cachoeiras de Guapimirim abandonadas pelo poder público

Quem paga a conta da degradação ambiental? Reportagem exclusiva do Guapi Online, denuncia o descaso com o patrimônio Natural da cidade.

O roteiro das cachoeiras de Guapimirim foi o mais presente nas redes sociais dos viajantes do último feriado. Além da beleza de lugares inenarráveis como costuma dizer nosso ambientalista de plantão, Frank Matos, todos os relatos de moradores entrevistados pela nossa equipe nos principais pontos turísticos da cidade, apontam para um sério problema, a falta de consciência ambiental e a total ausência do poder público nestes lugares.

O lixo deixado pelos turistas é um flagrante que o guapimiriense lamenta e espera providências urgentes. Nosso povo ainda precisa aprender muito no que diz respeito a preservar suas belezas naturais. A falta de sinalizações, fiscalização, placas e orientações mostra que Estado e prefeituras precisam entender que a natureza fez sua parte dando a Guapimirim fartura de belezas naturais, mas é necessário se fazer presente para que elas sejam preservadas. Até mesmo em locais de difícil acesso, há forte de presença do lixo não biodegradável.

O fluxo de visitantes nas cachoeiras nunca foi tão intenso. A cidade precisa conhecer o seu potencial. Entenda que não precisa ir pra muito longe pra desfrutar de prazeres como o que temos por aqui. Com as redes sociais o movimento é mostrado tal e qual acontece, a sujeira deixada para trás também.

A falta de atenção da sociedade e do poder público como os principais responsáveis pela degradação natural e cultural na cidade.

Nossa reportagem entrou em contato com a secretaria de Governo e obteve do atual secretário, Jorge Vida, a afirmativa que já iniciará ainda esta semana o plano de fiscalização e organização de acessos as cachoeiras. Segundo moradores dos locais mais frequentados pelos turistas, os abusos são inúmeros e vão de churrascos dentro da água, lavagem de veículos as margens dos leitos dos rios e despachos de macumba. “No final do dia o que se vê, são detritos de carvão, sacolas, restos de alimentos e todo tipo de descaso com a natureza.” declarou um morador da Caneca Fina.

Estamos de olho e vamos cobrar do Poder Público a atenção para um problema que diz respeito a todos que amam a cidade de Guapimirim.

Todos somos responsáveis pela manutenção e preservação do bem Natural. Faça a sua parte! Denuncie, cobre das autoridades a responsabilidade de preservar nosso riqueza. O planeta está gritando por socorro, faça sua parte nesse processo. As gerações futuras agradecem sua colaboração e coragem.