Aeronave pertencia às Forças Armadas do país e era utilizada para treinamento militar.
Vinte pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas após um avião militar da Força Aérea de Bangladesh ter caído dentro do campus de uma faculdade na capital Daca nesta segunda-feira (21), segundo equipes de emergência locais.
Segundo o serviço de imprensa das Forças Armadas de Bangladesh (ISPR), há 171 feridos, a maioria estudantes com idades entre 8 e 12 anos. O Instituto Nacional de Queimados recebeu 83 vítimas que estão sendo tratadas, com cerca de 20 em estado crítico, disse o diretor Mohamad Nasir Udin à agência de notícias AFP. O número de mortos na faculdade deve aumentar, segundo um porta-voz militar.
A queda da aeronave, F-7 BGI, de fabricação chinesa, usada para treinamento militar ocorreu no norte da cidade, no bairro de Uttara, informou o departamento de relações públicas das Forças Armadas em comunicado. O incidente ocorreu por volta das 4h18 no horário de Brasília, 13h18 no horário local, cerca de 10 minutos após a decolagem, e o piloto morreu devido aos ferimentos.
Segundo o jornal local “Prothom Alo”, o avião teria caído sobre o telhado do refeitório da faculdade. Vídeos do momento após a queda mostram um grande incêndio próximo a um gramado, com uma densa coluna de fumaça subindo no céu, enquanto multidões observavam de longe. Imagens do local mostraram equipes de resgate combatendo as chamas e retirando as vítimas de dentro do prédio.
O chefe do governo interino de Bangladesh, Muhammad Yunus, disse que serão tomadas as “medidas necessárias” para investigar a causa do acidente e “garantir todos os tipos de assistência”. “A perda sofrida pela Força Aérea… pelos estudantes, pais, professores, funcionários e outros neste acidente é irreparável”, afirmou.