Boletim epidemiológico da dengue foi divulgado pela secretaria de Saúde do município.
Dengue uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, tem entre seus principais sintomas, a febre, dores no corpo e manchas vermelhas. Infelizmente, a doença leva várias pessoas à morte todos os anos em nosso país e é considerada uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil.
O mosquito transmissor da dengue apresenta hábito diurno, sendo encontrado com frequência em ambientes urbanos e dentro dos domicílios. Ele necessita de água parada para sua reprodução, uma vez que após a eclosão dos ovos, as larvas do mosquito desenvolvem-se no meio aquático. Em média, o tempo entre a eclosão do ovo e o mosquito tornar-se adulto é de 10 dias.
Por necessitar da água para seu ciclo de vida, o número de mosquito aumenta nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença. Para evitar a transmissão da dengue, portanto, é importante cuidar para evitar a proliferação do mosquito.
Veja a seguir algumas formas de combater o Aedes aegypti:
Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;
Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;
Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias;
Manter as piscinas sempre limpas;
Limpar as calhas;
Manter caixas de água e cisternas tampadas;
Descartar adequadamente objetos que acumulam água.
Colabore com as medidas de prevenção deixando seu bairro e cidade livres da doença, adote hábitos e atitudes que podem salvar vidas.