APÓS INCÊNDIO NO LIXÃO, EMPRESA PASSA A LEVAR LIXO DE TERESÓPOLIS PARA ATERRO NA BAIXADA

O serviço será prestado por seis meses pela empresa Eco Rio Soluções Ambientais Ltda.

O lixo que chega ao lixão do Fischer, atingido por grande incêndio no mês passado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, passou a ser levado para o aterro sanitário licenciado de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

O transbordo, que teve início no sábado (15), começou a funcionar nesta terça-feira (18) com a capacidade total prevista no contrato, que é de transporte de cerca de 150 toneladas de lixo por dia.

O caminhão que realiza o serviço comporta aproximadamente 28 toneladas de lixo, portanto, a partir desta terça, já começou a fazer cinco viagens por dia.

O serviço será prestado por seis meses pela empresa Eco Rio Soluções Ambientais Ltda. Ela foi contratada emergencialmente pela Prefeitura por meio de dispensa de licitação e só vai retirar os lixos produzidos atualmente. Quanto aos resíduos depositados ao longo do tempo, irregularmente, no aterro do Fischer, a ideia é que eles sejam transformados em energia por meio da construção de uma usina no local.

Nestes seis meses, o investimento total no transbordo do lixo será de R$ 4,6 milhões. O custo será dividido entre o Município e o Governo do Estado, via FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), que é vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade.

“O transbordo é a primeira ponta da solução para começar a encerrar definitivamente a operação de vazamento de lixo no aterro do Fischer, problema ambiental e social histórico de Teresópolis. Agradeço ao Governo do Estado, que está ajudando o Município a solucionar este grave problema que assola a população”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

A Prefeitura explica ainda que os caminhões de lixo que fazem a coleta na cidade, levam o material para o lixão do Fischer e uma escavadeira joga os resíduos dentro do caminhão que é responsável pelas viagens até o aterro sanitário em Belford Roxo, localizado a 74 quilômetros de distância de Teresópolis.

Além disso, verifique

TERESÓPOLIS LIDERA QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO SERRANA SEGUNDO ÍNDICE NACIONAL

Município conquista 5ª colocação no Estado do Rio no IPS Brasil 2025, enquanto Guapimirim amarga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *