Letreiro de 25 metros tem ‘#cidadeolimpica’ escrito à beira da baía.
A Praça Mauá foi reinaugurada neste domingo (6), após ficar quatro anos fechada para obras do Porto Maravilha. Para comemorar a reabertura da praça, o público pode escolher entre as diversas programações gratuitas que começaram por volta de 9h45 com roda de chorinho, e acontecem ao longo do dia.
Com poucas lixeiras, alguns frequentadores foram multados pelo Lixo Zero, mas o prefeito Eduardo Paes, que esteve no local na manhã deste domingo, prometeu reverter o problema aumentando o número de lixeiras.
“É um resgate da história. Uma cidade que olha para o futuro, mas preservando o passado”, afirmou o prefeito, que admitiu a possibilidade da nova praça sediar blocos de carnaval. “Escravos da Mauá e outros blocos da região vão dar um show aqui”.
Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da região do Porto do Rio de Janeiro(Cdurp), Alberto Gomes Silva celebrou o dia como a reabertura da praça para o povo.
“É uma nova visão de cidade que privilegia a pessoa e não os carros, como era antes. A praça se autoexplica, aberta, iluminada e um lugar de contemplação da Baía de Guanabara”, disse.
Posto de informações
A Riotur também inaugurou um novo centro de informações turísticas, em frente à Praça Mauá, no interior do prédio do Touring Club, do Terminal de Cruzeiros Marítimos. A loja funcionará das 9h às 17h, de segunda-feira a sábado.
O posto vai oferecer aos moradores, visitantes de outros bairros e turistas material sobre a cidade e dicas dos principais pontos turísticos, restaurantes, hotéis e demais serviços. Entre as novidades da reinauguração, está um grande letreiro, de 25 metros, com a inscrição “#cidadeolimpica”, já no clima dos Jogos Rio 2016.